Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
INTERVENÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA HOMENS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
EZEQUIEL MOURA DOS SANTOS
Autores:
- Luana Flávia Nascimento Silva
- Glebson Costa Alves
- Ana Beatriz Correia da Silva
- Natália Oliveira de Freitas
- Adrienny Nunes da Silva Tavares
- Thercia Mayara Oliveira Feitosa
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) se propõe como uma das principais “portas de entrada” aos serviços ofertados pela Atenção Básica em saúde a esta população, e tem como objetivo fornecer ações de saúde que ajudem significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus inúmeros contextos. A Política tem como um dos seus principais propósitos a ampliação, o acesso e o acolhimento dos homens aos serviços e programas de saúde, qualificação das práticas de cuidado, no qual são realizadas através de ações educativas, campanhas, seminários e capacitações. OBJETIVO: Relatar a realização de uma ação educativa sobre a importância da participação do homem nas intervenções em saúde para a construção do conhecimento participativo e dinâmico. METODOLOGIA: Estudo descritivo do tipo relato de experiência vivenciado por residentes do programa de residência multiprofissional do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. O público alvo foram cidadãos e profissionais do setor administrativo do município em questão. Encontro com duração média de quatro horas, cuja abordagem constou de: Processo clínico e epidemiológico, formas de transmissão e tratamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Foram utilizados mobile learning, cartazes, textos, jogos e rodas de conversa. A abordagem contou também com a distribuição de preservativo e aferição de pressão. RESULTADO: A ação possibilitou aos envolvidos comprometidos com a qualidade e a efetivação da saúde pública no SUS. Desta forma, esta intervenção se configura como uma estratégia de ensino-aprendizagem fundamental para os residentes, homens e demais cidadãos. Com isso, as propostas para a aplicação das ações de promoção da saúde proporcionaram uma interação positiva entre os facilitadores e o público, visto que contribuiu para formação destes como multiplicadores do conhecimento, no qual foi notória a percepção e a curiosidade deles sobre os temas abordados, visto que, despertou o interesse na busca de ampliar e adquirir conhecimento sobre os conteúdos. CONCLUSÃO: Esta ação mostrou uma estratégia eficiente de sensibilização sobre o tema no grupo, uma vez que proporcionou uma reflexão ampla sobre a saúde do homem e a importância da formação do conhecimento em coletivo. Tal fato ocorre porque a estratégia lúdica possibilita aos participantes identificarem suas dúvidas e vulnerabilidades, possibilitando uma formação e conhecimento mais amplo sobre sua saúde.