Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
APLICAÇÃO DE COXINS PARA PREVENÇÃO DE LESÕES POR PRESSÃO NOS PACIENTES EM POSIÇÃO PRONA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
THAIS DOS SANTOS BATISTA
Autores:
- DAIANE ALVES DE CARVALHO
- Giselle Oliveira Azeredo
- Luzia Lima dos Santos
- Deylane de Abreu dos Santos
- Laura Silva Fernandes
- Milena Cardoso Santana
- Silverio Reis Feitoza Júnior
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A utilização da posição prona, utilizada nas Unidades de Terapia Intensiva como método terapêutico principalmente na reversão de hipoxemia, evidenciou o risco do desenvolvimento de Lesão por Pressão (LP), pois acarreta pressão sobre as regiões de proeminências ósseas expostas em especial na região facial. Essa pressão pode levar a ocorrência de eventuais problemas como a uma distribuição heterogênea do fluxo sanguíneo e linfático da face, a isquemia tecidual e consequente necrose, o que resulta nos desfechos indesejáveis como a LP. Com a grande prevalência de ocorrência de LP, são utilizadas algumas medidas preventivas sendo uma delas a utilização de coxins que promove a redistribuição e alívio da pressão, gerando assim a não ocorrência deste evento adverso.
Objetivo: Relatar a experiência da aplicação de coxins para prevenção de lesões por pressão nos pacientes em posição prona. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência referente a aplicação de coxins para a prevenção de lesões por pressão em pacientes em posição prona. Essa aplicação foi implementada pela Comissão de Proteção e Tratamento da Integridade Cutânea (CPTIC) de um hospital particular e filantrópico do Rio de Janeiro, que se iniciou em abril de 2021. Inicialmente algumas amostras de coxins foram confeccionadas pelo o próprio hospital, utilizando como material para confecção os colchões piramidais. Após confecção, foi implementado e observado a eficácia dos coxins com o período de três semanas de observação pela equipe da CPTIC e as equipes de enfermagem. Sendo aprovado seu uso de forma padronizada no final de abril de 2021.
Resultado: A implementação dos coxins como uma medida preventiva foi algo que gerou uma perceptível diminuição das lesões por pressão relacionadas a posição prona, sendo observado que a partir da utilização dos coxins, os eventos adversos relacionados às lesões de face diminuíram consideravelmente suas ocorrências. Esta diminuição nas LP relacionadas ao uso dos coxins foi considerada muito benéfico para os pacientes, para a equipe de enfermagem, pela a facilidade do manejo e também para o hospital pelo baixo custo e pela significativa diminuição no quadro de LP.
Conclusão: Conclui-se que a implementação dos coxins como medida preventiva foi de grande relevância pois obteve-se resultados positivos sobre a não ocorrência das lesões por pressão, uma vez que se mostrou como medida preventiva realmente eficaz.