Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA PACIENTES DE UM PROGRAMA DE CIRURGIA BARIÁTRICA: CONSTRUÇÃO DE CONTEÚDO
Relatoria:
Laila Maria Duarte Borges de Carvalho
Autores:
- Ana Clara Bahia Farias
- Andressa Bolsoni Lopes
- Lorena Barros Furieri
- Mirian Fioresi
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A cirurgia bariátrica é um recurso capaz de atingir resultados eficazes para pacientes que não obtiveram sucesso com as demais possibilidades terapêuticas para tratar a obesidade e as doenças crônicas associadas. O procedimento causa muitas mudanças e diferentes alterações físicas e emocionais, desta forma o conhecimento do processo e seus efeitos pelo paciente é necessário. As tecnologias educativas surgem para facilitar a aprendizagem e esclarecer as dúvidas, contribuindo para uma melhor adesão ao tratamento. Objetivos: Desenvolver conteúdo de materiais didáticos instrucionais para pacientes de um programa de cirurgia bariátrica e metabólica em um hospital universitário da região sudeste. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa participativa e aplicada de desenvolvimento tecnológico. Os conteúdos dos materiais didáticos foram elaborados em três etapas: 1) Revisão narrativa da literatura; 2) Escuta dos pacientes; 3) Expertise dos pesquisadores. A revisão narrativa buscou responder a pergunta: “Quais conteúdos são fundamentais para compor uma cartilha para pacientes de um programa de cirurgia bariátrica?”, além da busca em base de dados foram consultados livros, revistas, sites confiáveis, protocolos, documentos de sociedades da área, manuais de órgãos governamentais, etc. A participação dos pacientes deu-se por meio da escuta individual, através de contato telefônico, as conversas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra, utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada e análise descritiva do conteúdo. Outro recurso foi a expertise dos pesquisadores na área da pesquisa. Resultados: Os conteúdos levantados apontam para a estruturação de três materiais didáticos instrucionais, do tipo cartilha, que poderão ser estruturados em: Cartilha 1 Orientações gerais sobre obesidade e cirurgia bariátrica e metabólica; Cartilha 2 Orientações específicas sobre o programa de cirurgia bariátrica e metabólica; Cartilha 3 Pré e pós operatório de cirurgia bariátrica e metabólica. Conclusão: Foram construídos conteúdos para compor três tecnologias educativas do tipo cartilha. Espera-se que as cartilhas impactem no processo de aprendizagem dos pacientes do referido programa e que sejam uma ferramenta de educação em saúde utilizada pelos profissionais.