Anais - 23° CBCENF
Resumo
Título:
MITOS E VERDADES COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL EM SAÚDE SOBRE HANSENÍASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Samanta Barbosa Feitosa
Autores:
- Cleyton Barbosa da Silva
- Kely Regina Lima de Santana
- Polyana Keyla Ferreira Neves
- Sarah Layenne Melo dos Santos
- Marize Conceição Ventin Lima
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A hanseníase é uma patologia causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e acomete principalmente a pele e os nervos, possui como principais características clínicas o aparecimento de manchas avermelhadas, esbranquiçadas e/ou acastanhadas que apresentam perda de sensibilidade à dor, ao toque e a temperatura, ou seja tanto ao frio como ao calor, além disso ocorre a perda de pelos no local, bem como pode ocorrer formigamento e dormência, ademais no caso da hanseníase virchowiana ocorre o aparecimento de nódulos. Objetivos: Relatar a experiência de uma ação de educação em saúde sobre hanseníase utilizando como ferramenta educacional em saúde a dinâmica de mitos e verdades no projeto de extensão realizado na orla da cidade de Olinda - PE. Metodologia: Foi realizada na orla de Olinda - PE uma ação de educação em saúde, fazendo uso de banner com aspectos clínicos, epidemiológicos e sociais da hanseníase e efetuada a dinâmica de mitos e verdades, sendo realizada com a utilização de um quadro no qual foi realizada a divisão sendo um lado destinado para mitos e outro para verdades e 20 papéis possuindo no total 10 mitos e 10 verdades, em que cada participante escolheu 2 papéis de forma aleatória contendo cada um uma frase, dentre as verdades foi elencado que a hanseníase tem cura e dentre os mitos que a hanseníase é uma doença causada por um vírus. Resultados: No decorrer da ação foi abordado o conceito, o contexto histórico, o diagnóstico, o tratamento, a transmissão, entre outros pontos importantes da hanseníase sempre com informações embasadas cientificamente. Durante a ação de educação em saúde foi possível observar que muitas pessoas ainda desconhecem alguns aspectos da hanseníase e inclusive acreditam que devido a sua transmissão ocorrer por vias aéreas seu agente etiológico trata-se de um vírus. Após a aplicação da dinâmica de mitos e verdades foi possível verificar maior interação dos participantes com o tema abordado. Conclusão: Diante do que foi exposto anteriormente é evidente e necessária a realização de ações de educação em saúde à população com a utilização de ferramentas educacionais tendo em vista que o Brasil é o segundo país mais acometido pela hanseníase no qual muitas pessoas desconhecem o que é, sua transmissão, como é realizado o seu diagnóstico, o seu tratamento e principalmente elucidar que a hanseníase tem cura e que o diagnóstico precoce contribui para redução de incapacidades físicas e deformidades.