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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A INTERAÇÃO DISCENTE DURANTE A PANDEMIA COVID-19 POR MEIOS DIGITAIS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Lucas Padilha Salgado
Autores:
  • Andréia Pessoa da Cruz
  • Jaqueline Alves Ferreira
  • Elian Coimbra Fontinelli Tavares
  • Márcio Davi Barros Brasil
  • Natália Reis de Assis
  • Alecsandra Jayná da Silva Cardoso
  • Douglas do Nascimento Galvão
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A pandemia do Sars-Cov-2, declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em março de 2020, utilizou como medida de prevenção o distanciamento social obrigatório na tentativa de impedir a proliferação do vírus. Assim, espaços de grande interação social, como instituições de ensino e suas instâncias precisaram se reinventar para a continuidade de suas ações, utilizando, para isso, as redes sociais, as quais conseguem realizar o contato entre pessoas independente da distância. Objetivos: Relatar a experiência dos acadêmicos participantes do Centro Acadêmico (CA) na interação com outros discentes por meio das redes digitais no decorrer da pandemia da COVID-19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, realizado no período de agosto de 2020 a junho de 2021, por discentes participantes do CA e os demais acadêmicos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, com ênfase no uso das redes sociais (Whatsapp, Instagram, Google Meet e afins) como recurso para fomentar a interação entre esses acadêmicos. Resultados: Observou-se que, frente à nova realidade, era necessário um novo meio de interação com a comunidade acadêmica, a fim de auxiliar os discentes nesse novo contexto. Desse modo, o CA criou no aplicativo WhatsApp, uma conta de assistência estudantil para a resolução de possíveis demandas dos alunos. Além disso, detectou-se que as divulgações feitas pelo CA em mídias como Instagram e Facebook foram bem aceitas pelos alunos, uma vez que elas tornaram mais acessíveis as informações sobre a faculdade e suas burocracias, bem como notícias relacionadas à vacinação contra a COVID-19, aos processos seletivos abertos e os cursos disponíveis. Outrossim, ferramentas como Google Meet e Youtube foram indispensáveis na promoção de eventos online, os quais contribuíram no compartilhamento do conhecimento e das experiências adquiridas nesses espaços. Conclusão: Concluiu-se que as limitações impostas pelo COVID-19 ao contato social impulsionaram o fortalecimento dos espaços virtuais e se tornaram o meio mais viável de interação entre os acadêmicos e a faculdade, bem como, o diálogo destes com o CA, pois viabilizaram a continuidade das atividades curriculares e proporcionaram as trocas das vivências interpessoais.