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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
A ATUAÇÃO DOS DISCENTES EM UM CENTRO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM E SUA CONSTRUÇÃO PROFISSIONAL
Relatoria:
Jaqueline Alves Ferreira
Autores:
  • Lucas Padilha Salgado
  • Elian Coimbra Fontinelli Tavares
  • Márcio Davi Barros Brasil
  • Natália Reis de Assis
  • Andréia Pessoa da Cruz
  • Douglas do Nascimento Galvão
  • Alecsandra Jayná da Silva Cardoso
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Centro Acadêmico (CA) é uma entidade estudantil integrado pelos próprios discentes, regulamentado pela lei 7.395 de 31 de outubro de 1985, que representa os estudantes de um curso superior frente aos problemas vivenciados no âmbito universitário, promove eventos científicos e estimula a pesquisa para auxiliá-los durante a formação. Objetivo: Relatar a experiência dos discentes na gestão do CA e sua influência na formação do enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, realizado por membros do CA de Enfermagem (CAENF) da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Foram utilizadas plataformas de vídeo-chamadas, aplicativos de mensagem instantânea, e-mails, redes sociais para comunicação, reuniões e repasse de informações para comunidade acadêmica e promoção de eventos. A experiência ocorreu durante o período de janeiro a junho de 2021. Resultados: Os discentes que atuaram no CAENF desenvolveram e organizaram eventos de modo remoto no formato de rodas de conversa, mesas redondas, aulas abertas e semana de enfermagem, a fim de promover a discussão de temas que atendiam ao público acadêmico e a população em geral. Nesse sentido, as abordagens em cada evento centralizavam-se no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no contexto da pandemia e no protagonismo da enfermagem, por meio de temas relacionados às vacinas, saúde da mulher, valorização da enfermagem, atuação do Sistema Conselho Federal de Enfermagem/Conselhos Regionais (Cofen/Corens) e a contribuição de especialidades da enfermagem à saúde pública. A organização desses eventos oportunizou o desenvolvimento de habilidades interpessoais, trabalho em equipe e de gestão na distribuição de tarefas, sugestão de ideias na montagem da programação do evento e administração de recursos e ferramentas digitais que auxiliaram na confecção de materiais para mídias sociais e na produção de eventos remotos. Conclusão: Logo, além de incentivar práticas de habilidades interpessoais, o CAENF estimulou e aperfeiçoou a liderança frente aos conhecimentos relativos às práticas de enfermagem administrativas e organizacionais. Assim, atribuiu aos acadêmicos, autonomia, conhecimentos da gestão e experiências que, de forma prática, serão aplicadas na vida profissional, no âmbito coletivo com abordagens voltadas para o SUS.