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Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PRÁTICAS AVANÇADAS DE ENFERMAGEM NA SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDADO
Relatoria:
Débora Costa Kind
Autores:
  • Lalisca de Almeida Gomes Passos
  • Thais Laet Santos
  • Aline de Almeida Silva
  • Carolina Sampaio de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO E GESTÃO
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A extensão universitária proporciona diferentes cenários de ensino-aprendizagem e estão cada vez mais assumindo importante papel na formação em Enfermagem, como atividade extracurricular, dado seu potencial de contribuir para a concepção do futuro profissional, desenvolvendo ações no âmbito do tripé: ensino, pesquisa e extensão, promovendo a inserção do acadêmico no cenário de prática, e proporcionando uma visão integral do processo de cuidar. OBJETIVOS: Relatar a experiência de trabalho do projeto de extensão “Práticas Avançadas de Enfermagem na Sistematização do Cuidado – PAESC”. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das vivenciadas práticas do projeto de extensão PAESC, vinculado ao curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cáceres-MT, no período de janeiro a julho de 2021. RESULTADOS: O projeto PAESC tem como proposta aproximar o acadêmico de enfermagem do processo de enfermagem (PE) e da sistematização da assistência de enfermagem (SAE). Durante sua formação o acadêmico tem o primeiro contato com o PE e SAE de forma fragmentada em virtude da divisão dos componentes teórico e práticos do currículo de formação. O momento de contato com o fazer sistematizado com carga horária de maior intensidade acaba sendo os estágios supervisionados já ao final da graduação. Assim o PAESC propõe através de oficinas continuas a atualizar os profissionais da área da enfermagem, docentes e discentes sobre esta metodologia de trabalho, sua base teórica, fundamentos estruturais e modelos para aplicação no cotidiano de trabalho dos hospitais, permitindo maior segurança das ações, autonomia profissional e qualidade assistencial. Atualmente o projeto está em seu segundo ano de existência, com ações em dois hospitais, atendendo aproximadamente 60 enfermeiros na atualização e qualificação dos instrumentos científicos da enfermagem. CONCLUSÃO: As ações desenvolvidas pelo projeto apresentam aos acadêmicos e aos profissionais de enfermagem, novas teorias e estratégias que orientam o desenvolvimento dos planos de cuidados individualizados e baseados na criticidade do conhecimento científico. As ações promovem discussões necessárias para a compreensão do PE e da SAE com instrumentos essenciais da gestão do cuidado de enfermagem.