LogoCofen
Anais - 23° CBCENF

Resumo

Título:
DESENVOLVIMENTO DE UM QUIZ GAME COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE E ENFRENTAMENTO DA DOENÇA DE CHAGAS
Relatoria:
Meiriane Araújo Carneiro
Autores:
  • Ana Karina Leite Costa
  • Pedro Gabriel Silva de Moura
  • Tânia de Sousa Pinheiro Medeiros
  • Mônica Custódia do Couto Abreu Pamplona
  • Natália Karina Nascimento da Silva
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
TECNOLOGIA, PESQUISA, CUIDADO E CIDADANIA
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A doença de Chagas (DC) é uma enfermidade infecciosa e parasitaria, no qual o protozoário Trypanosoma cruzi é o agente causador, e constitui-se como uma endemia predominantemente rural (Ministério da Saúde, 2020). Apesar do controle da ocorrência de novos casos da doença, a relevância do conhecimento das estratégias de prevenção e conhecimento acerca dos vetores e modo de transmissão da DC no Brasil continua pertinente e relevante no processo de formação de profissionais da área da saúde. O desenvolvimento de programas de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias constitui tendência crescente na atualidade, por desenvolverem habilidades como memória, atenção e raciocínio, além de viabilizarem a construção do conhecimento e o aprendizado significativo. Objetivo: Desenvolver um Quiz Game na plataforma Dev C++, que facilite a revisão, fixação de conhecimento e auto avaliação sobre a DC para estudantes na área Enfermagem e Saúde Coletiva. Metodologia: Trata-se da descrição do percurso metodológico que teve como foco a elaboração de um quiz eletrônico. Para a construção, seguiram as seguintes etapas; Levantamento do Conteúdo; Elaboração das Perguntas, Perguntas e Sistema de Pontuação; Desenvolvimento da estrutura/código do Quiz no software de ambiente de desenvolvimento integrado livre e linguagem de programação em C++. Resultados: Primeiramente, foi realizado uma busca de trabalhos publicados em bases nacionais e internacionais realizando uma revisão sistemática, após a seleção, houve a elaboração das perguntas e respostas. O jogo desenvolvido conta com três interfaces básicas: introdução, ambiente de interação e resultado final. As perguntas sobre doença de chagas abrangem os tópicos: etiologia, epidemiologia, transmissão, fisiopatologia, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção. Possui 20 perguntas, divididas em 5 perguntas de nível fácil, 10 de nível médio e 5 de nível difícil, sendo que cada pergunta contém alternativas A, B, C e E. Conclusão: A implementação de Quizzes, ou seja, jogos de perguntas e respostas na educação oferece uma ferramenta eficaz na construção de conhecimentos, de maneira original e organizada. Embora ainda não tenha sido avaliado pelo público-alvo, acredita-se que essa ferramenta ajude na aprendizagem do aluno revisando e reforçando os conceitos aprendidos de maneira divertida, oferecendo uma alternativa efetiva de aprendizagem e contribuindo para formação profissional na área da saúde.