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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PREVENÇÃO DA LESÃO POR PRESSÃO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Alynne Maria de Brito Medeiros
Autores:
  • Greice Miranda Duarte
  • JACKELINE VIEIRA AMARAL
  • MARIA CLARA NASCIMENTO OLIVEIRA
  • KEROLAYNE LAIZ BARBOSA DE MORAIS
  • BRENDA KELLY DA SILVA MONTE
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial de Saúde, o surgimento de lesão por pressão (LP) é considerado um problema de saúde pública, pois promove desconforto físico, aumento de custos no tratamento, cuidados intensivos, internação hospitalar prolongada, aumento do risco para o desenvolvimento de complicações associadas e repercussões na taxa de mortalidade. O enfermeiro é o principal responsável pela promoção do cuidado e na prevenção do surgimento de LP, logo precisa de constante atualização e qualificação já que gerencia o cuidado prestado pela equipe de enfermagem. Nesse aspecto, sendo a prevenção a melhor linha de ação, a existência de ações educativas é essencial para garantir um serviço de qualidade, pois promove o desenvolvimento, capacitação e atualização continuada desses profissionais. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem na realização da ação educativa durante o projeto intitulado “Você sabe como prevenir uma LP?” instituído em um Hospital Universitário. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência realizado durante as práticas de um projeto extensão não obrigatório durante o período de julho de 2019 realizado em um Hospital Universitário localizado em Teresina – Piauí. O treinamento foi planejado e executado através da formulação do tema, definição de atividades, planejamento da ação, execução e análise do pré e pós-treinamento. RESULTADOS: A análise dos formulários aplicados de pré-teste e ao final o pós-teste composto pelas mesmas cinco questões para avaliação do conhecimento dos colaboradores sobre LP revelou lacunas de conhecimento acerca dos fatores de risco para o surgimento da LP (idade avançada, restrição ao leito, obesidade, hipotensão, desnutrição, incontinência urinária, sepse, exposição da pele à fricção, cisalhamento e umidade, tempo para mudança de decúbito), além do desconhecimento sobre a escala avaliativa institucionalizada. Outra limitação encontrada foi o desconhecimento da equipe de enfermagem para identificar características correspondentes ao estágio da LP e melhor conduta respectiva a ser realizada. CONCLUSÃO: Observou-se, portanto, a relevância da realização de ações educativas, cursos e rodas de conversa no contexto hospitalar, que possibilitem a troca de experiências através do diálogo de saberes, desenvolvimento e capacitação dos profissionais, em especial a equipe de enfermagem, visando à adoção de medidas preventivas para melhoria da qualidade assistencial.