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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
RE-PENSAR GESTÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA DE IMPLANTAÇÃO DE UM PLANO DIRETOR DE ENFERMAGEM
Relatoria:
ROGÉRIO RIBEIRO
Autores:
  • ALINE BRANDÃO LIMA
  • ALDACY GOLÇALVES RIBEIRO
  • TARCISIO OLIVEIRA SILVA
  • YLARA IDALINA SILVA DE ASSIS
  • JACQUELINE ALVES GOIS
  • MÁRCIA FERNANDES SILVA
  • PRISCILA ARAÚJO GRISI
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Modelos de gestão centrados no cuidado promovem serviços de saúde mais eficientes, com melhores resultados, aprimorando o processo de trabalho da equipe e mobilizando potencialidades. Neste sentido, o planejamento estratégico é uma potente ferramenta ao propor o levantamento situacional, elaboração de estratégias de ação e intervenções focadas em resultados. O estudo tem por objetivo relatar a experiência da implantação do Plano Diretor de Enfermagem (PDE) como estratégia de qualificação da gestão em um hospital de grande porte. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência tendo como base a delimitação da construção de um PDE, estruturado a partir de um modelo teórico-lógico contendo: problemas, objetivos, diretrizes, componentes do processo, e resultados esperados. O estudo reflete a experiência de profissionais da gestão de enfermagem envolvidos no processo de implementação do PDE de um hospital de grande porte da capital baiana. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Como problema prioritário, foi identificada a insatisfação de pacientes e profissionais com a assistência prestada. Para tanto foram instituídos como diretrizes: Qualidade em saúde e segurança do paciente e Gestão do Trabalho e educação permanente. Traçados como objetivos: construir parâmetros de qualidade, implementar as metas internacionais de segurança do paciente, e promover a motivação e qualificação da equipe de enfermagem. Tendo como componentes a equipe gestora e assistencial da enfermagem. Na implementação das ações foram realizadas: estruturação do Departamento de Qualidade e Vigilância em Saúde, realização de seminários e congresso com foco nas diretrizes do PDE, instituição de oficinas de líderes mensais, e realização de atividades de lazer com a equipe. Essas ações levaram a uma redução em 75% das queixas registradas na ouvidoria. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A construção e implementação do PDE a partir de parâmetros e modelos claros, possibilitou o engajamento da equipe e alcance dos resultados propostos, reforçando a necessidade de um planejamento pautado na situação do serviço de saúde em que a equipe de enfermagem está inserida.