Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE SAÚDE ESCOLA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Angela Israel Graeff Borges Capelete
Autores:
- Denise de Fátima Hoffmann Rigo
- Juliane Steffens Nunes
- Alysson Emanuel de Barros Bonetti
- Debora Tatiane Feiber Girardello
- CAMILA CRISTIANE FORMAGGI SALES RIBEIRO
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Instituição de Ensino Superior desempenha papel importantíssimo na formação de estudantes da área da saúde no que tange o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva em busca da transformação da prática profissional nos diversos cenários do Sistema de Saúde. Para isto ofertar campos de atuação ricos em experiências práticas é importante para o processo de formação. Assim os ambientes disponibilizados para o aperfeiçoamento da prática devem perpassar desde laboratórios ate mesmo cenários práticos que proporcionam atuação em campo real. Objetivo: Relatar a experiência dos enfermeiros responsáveis técnicos do curso de enfermagem durante o estágio curricular dos alunos do quinto e último ano de enfermagem no centro de saúde escola da Universidade Paranaense. Método: Relato de experiência vivenciado pelos enfermeiros responsáveis técnicos do curso de enfermagem durante estágio curricular. Resultados: O centro de saúde escola é uma unidade básica modelo, que oferta atendimento para a comunidade acadêmica em geral e comunidade externa ofertando serviços da atenção primária a saúde. Durante o ano de 2018, foram realizados 1189 atendimentos sendo que destes 740 foram direcionados para funcionários da universidade, 223 para acadêmicos, 163 à comunidade externa e 97 à docentes. Os atendimentos mais frequentes foram 189 atendimentos relacionados a medicina ocupacional, seguidos de consulta ginecológica de enfermagem com 182 atendimentos e os demais variavam entre curativos, aferição de sinais vitais entre outros. Do montante total dos atendimentos (1189) 32 foram encaminhados para a unidade de pronto atendimento - UPA categorizados como atendimentos de urgência e emergência. Conclusão: A atuação do acadêmico de enfermagem em um centro de saúde escola estruturado dentro da própria universidade proporciona um campo dinâmico que permite permear a teoria e a prática no qual há a vivência e o contato com o usuário deste serviço e desta forma propicia o desenvolvimento de competências e habilidades permitindo que este
processo se dê, de forma criativa, crítica e transformadora capaz de fomentar maior reflexão tanto do acadêmico como do próprio docente sobre as práticas de ensino em enfermagem.