LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
Educação em Saúde na Atenção Integral à Saúde do Homem: Relato de Experiência
Relatoria:
Letícia Sousa do Nascimento
Autores:
  • Isabelle Guerreiro de Oliveira
  • Thays Queiroz Santos
  • Alice Monteiro Gomes
  • Orielson Costa de Leão
  • Amanda Ouriques de Gouveia
  • Cláudia Cristina Pinto Girard
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As ações direcionadas à saúde do homem exigem a superação de vários desafios, devido às características impostas por este publico, como o cuidado ser considerado uma prática feminina, falta de conciliação entre os horários das unidades de saúde e o trabalho, vergonha por ficar exposto, entre outros. Objetivo: descrever as experiências vivenciadas com ações de promoção para a saúde do homem. Método: O estudo descreve um relato de experiência, que utilizou o método da Problematização, alicerçada nos ideais do Arco de Maguerez, o qual consiste em cinco etapas, que são: a Observação da realidade, foi realizada uma visita na ESF Mercedes Barroso, no município de Tucuruí-PA, para levantamento da problemática. A enfermeira do local relatou as carências de ações educativas e baixa frequência do público masculino; Na Identificação dos pontos-chaves, questiona-se sobre qual a maneira efetiva e atrativa de promover a saúde para esse grupo?; A Teorização foi constituída por exames na literatura bibliográfica, nas bases da BDENF, SCIELO e LILACS; Hipóteses de solução: Intervenções educativas realizadas em instituições fora das áreas da saúde apresentam-se como espaços adequados para a adesão do publico alvo?; Na Aplicação à realidade foi selecionada a igreja Assembleia de Deus, em horário de maior frequência dos homens, constituindo um público de 25 indivíduos. Ocorreu a aplicação de um plano de oficinas com uso de perguntas e respostas, sobre a temática proposta (Diabetes Mellitus, Hipertensão, Câncer de Próstata, Disfunção Erétil, Depressão e Suicídio), para identificação de conhecimentos prévios e o Álbum Seriado, com o auxílio dos instrumentos lúdicos a fim de esclarecer e debater os assuntos selecionados. Resultados: viu-se que boa parte dos indivíduos, durante a aplicação das perguntas, não sabiam responder questões, sobretudo de Hipertensão e Diabetes. Contudo, durante a execução da palestra com o Álbum Seriado, notou-se que o grupo possuía diversos conhecimentos populares para interagir com os participantes, favorecendo, assim, a constituição de um ambiente agradável para a aprendizagem e troca de saberes. Considerações Finais: verificou-se que por meio das metodologias ativas adotadas, os participantes se sentiram mais confortáveis para opinar e questionar, facilitando a promoção do pensamento crítico-reflexivo.