Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PROMOVENDO O ALEITAMENTO MATERNO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Monique Castilhos da Silva
Autores:
- Alexandra Bertoncello
- Kaoana Silva Ferreira
- Elisamara Daniel
- Graciela de Brum Palmeiras
- Isabel Inês Zamarchi Lanferdini
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O aleitamento materno é de suma importância para saúde da criança por trazer inúmeros benefícios. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno durante os primeiros 6 meses de vida e complementar até os 2 anos de idade. O projeto de extensão intitulado “Promovendo o Aleitamento Materno”, do curso de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo, tem por objetivo instituir ações em âmbito hospitalar de orientação a gestantes, puérperas e seus acompanhantes em relação as técnicas adequadas bem como o apoio quanto a decisão de amamentar. A extensão universitária oferece aos acadêmicos oportunidades de devolverem o conhecimento obtido durante a graduação à comunidade onde está inserida. OBJETIVO: Descrever a experiência adquirida por acadêmicas do curso de enfermagem do VII nível, por meio do projeto de extensão. METODOLOGIA: Compõem-se de um estudo do tipo relato de experiência, advindo de um projeto de extensão universitária realizado na maternidade de um hospital de grande porte localizado em um município ao norte do Rio Grande do Sul. As ações foram desenvolvidas a todas as gestantes, puérperas e seus acompanhantes, que tinham o interesse de receber as orientações. RESULTADOS: As orientações basearam-se em promover a saúde da mãe e do recém-nascido, incentivando o aleitamento materno, mostrando seus inúmeros benefícios, a pega correta do bebê no seio da mãe, as intercorrências que ocorrem na mama como fissura e o ingurgitamento e prevenção de tais lesões, a importância do vínculo mãe-bebê e o auxílio no manejo da pega. CONCLUSÃO: o projeto de extensão traz inúmeras experiências aos acadêmicos, possibilitando também a aproximação entre universidade e comunidade.