LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
SOS:Orientação aos profissionais que lidam com crianças, adolescentes e jovens em instituição de ensino
Relatoria:
YHAGO KAUAN CORREIA LAU
Autores:
  • Hevellyn Andrade Faller Régino
  • Edite Rodrigues Neta
  • Juliana oliosi Calheiros
  • Adja Souza
  • Daliana Lopes Morais 591.482.332.34
  • Thays Ferreira Nascimento
  • Gabriela Medeiros
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Os primeiros socorros são procedimentos e cuidados de urgência, prestados de início a uma pessoa ou vítima, em situações de acidentes ou mal súbito no lugar onde o caso está acontecendo. Sendo estes cuidados capazes de salvar vidas e evitar que condições mais graves ocorram. De acordo com a Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, a qual, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Portanto, diante deste cenário, entende-se que as técnicas de primeiros socorros precisam ser trabalhadas nos espaços educacionais; e tanto os educadores como os estudantes precisam estar capacitados para esse tipo de situação. Objetivou-se orientar os profissionais que lidam com crianças em instituição de ensino a prestar assistência inicial nos principais acidentes, assim como as medidas preventivas; capacitação e/ou à reciclagem de parte dos professores e funcionários dos estabelecimentos de ensino e recreação; capacitação dos estudantes da instituição sobre primeiros socorros. Após levantamento bibliográfico e treinamento dos envolvidos, iniciamos o processo para capitação do público alvo, realizando primeiramente o contato com as coordenações para pactuarmos o melhor momento para essa abordagem sem prejuízo das atividades do plano ensino, após decisão conjunta iniciamos a capacitação e/ou reciclagem do educadores e estudantes. O treinamento foi realizado em forma de palestra participativa e atividades práticas nos laboratórios de semiotécnica e semiologia da Católica de Vitória Centro Universitário. Foram criadas páginas nas redes sociais com o intuito de divulgar o projeto e ser um canal para repasse de conhecimento em primeiros socorros e esclarecer dúvidas que fossem enviadas. Tendo 30 participantes do treinamento, entre eles haviam educadores, coordenadores, auxiliares pedagógicos e recreadores, sendo realizados 5 encontros com duração em média de 3 horas cada, em tempo compreendido durante 1 mês. O treinamento foi muito satisfatório visto que os participantes se tornaram assíduos aos encontros, verbalizaram muitos elogios e indicaram o treinamento a outras instituições além de sanarem as dúvidas. É de vital importância a prestação de atendimentos emergenciais. Conhecimentos simples muitas vezes diminuem o sofrimento, evitam-se complicações futuras e podem inclusive em muitos casos salvar vidas.