Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A RODA DE CONVERSA COMO UM RECURSO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UM GRUPO DE APOIO À GRÁVIDAS ADOLESCENTES
Relatoria:
Anderson Rodrigues Ribeiro
Autores:
- Amanda Almeida da Silva Carvalho
- Hiago Rafael Lima da Silva
- Tatiana do Socorro dos Santos Calandrini
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a roda de conversa é uma tecnologia em saúde classificada como tecnologia leve, cujo seu objetivo básico é partilhar os conhecimentos, valorizando os saberes e a experiência dos participantes. A tecnologia supracitada quando trabalhada em consonância com a educação em saúde configura-se como uma importante estratégia de promoção à saúde, com vista à conscientização individual e coletiva, no sentido da busca de saúde, bem-estar e qualidade de vida. Objetivos: relatar a experiência dos acadêmicos do curso Bacharelado em Enfermagem sobre a aplicação da roda de conversa como tecnologia em saúde empregada no Grupo de Extensão de Apoio às Grávidas Adolescentes (GEAGA). Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, caracterizado como relato de experiência, oriundo do trabalho da equipe multidisciplinar do GEAGA que visa trabalhar com grávidas adolescentes primigestas, sem agravos a saúde, que fazem seu pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Resultados: A partir das atividades de educação em saúde desenvolvidas pelo GEAGA, observou-se que as grávidas e seus acompanhantes que tiveram conhecimento científico relacionado ao momento do parto e dos cuidados ao recém-nascido, que anteriormente, era limitado em razão da inexperiência e pela difusão de conhecimentos empíricos relacionados ao saber implícito de seus antepassados. Com o compartilhamento do conhecimento científico entre as informações relacionadas ao parto e cuidados com o recém-nascido, entre a equipe do GEAGA e as participantes, possibilitou o feeback, possibilitando assim a troca de experiências, conhecimentos e respondendo dúvidas e desmistificando idéias errôneas acerca do parto. Conclusão: evidenciou-se que a roda de conversa é uma ótima ferramenta de educação em saúde para a Enfermagem e para as demais áreas da saúde, relacionada à assistência e cuidado das pessoas em geral, pois este método é dinâmico, interativo e estimula a participação ativa das gestantes e companheiro/acompanhante, estabelecendo o processo de ensino-aprendizagem por meio de troca de saberes e experiências.