LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
EXPERIÊNCIA DAS AULAS TEATRAIS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO LICENCIANDO
Relatoria:
Luana Vieira Portugal
Autores:
  • Helga Brick Soares
  • Flavio Augusto Lanzarini de Carvalho
  • Vitória das Santos Rodrigues
  • Isabele Cristina Granadeiro de Medeiros
  • Gabriela Estevam Satiro dos Santos
  • Rafael Ribeiro Rampini
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Licenciatura em enfermagem encontrou na linguagem teatral um meio de aprimorar as relações humanas e a comunicação, permitindo aos graduandos enquanto futuros professores uma visão integral do coletivo (turma) e de cada aluno, proporcionando atividades educativas que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de modo único, de acordo com a demanda de cada turma. O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências dos autores, através dos reflexos positivos proporcionados por aulas teatrais oferecidas pelo curso de licenciatura em enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo do tipo relato de experiência, resultante da experiência vivenciada pelos autores em aulas teatrais oferecidas como um complemento incluso na grade curricular do curso de licenciatura em enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, localizada em Petrópolis-RJ. As aulas teatrais estabeleceram-se semanalmente, no período de fevereiro a abril de 2019, das 14:00h às 18:00h, totalizando no final seis encontros teatrais. Nesses encontros foram realizados exercícios do tipo corporal, vocal, respiratório, de observação e concentração, que auxiliaram no relaxamento e aquisição de postura corporal através da realização de cenas de improviso que eram sugeridas pelos preceptores. Além disso, os exercícios teatrais estimulavam o trabalho em equipe, através do desenvolvimento do diálogo e das respostas corporais estabelecidas a fim de alcançar um objetivo final. Resultados: Ao final das aulas teatrais foi possível identificar reflexos positivos percebidos pelos autores, como a perda da timidez, o desenvolvimento de postura profissional frente às demandas de um docente, o aperfeiçoamento dos significados obtidos ao se observar um grupo, a compreensão da relação dialógica entre professor e aluno, o progresso da comunicação e do uso de variados tipos de “linguagem” no processo ensino e aprendizagem, e o fortalecimento da empatia, que foi um dos reflexos mais importantes notado pelo grupo. Conclusão: As aulas teatrais muito contribuíram para o aperfeiçoamento dos autores enquanto alunos e futuros enfermeiros professores, os exercícios teatrais produziram reflexos significativos na vida intra e extra acadêmica, pessoal e profissional de cada licenciando. Percebeu-se que as atividades teatrais foram promotoras de muitos benefícios para a formação do enfermeiro docente, pois foram trabalhadas através de uma linguagem simples, dinâmica, moderna, divertida e muito motivadora.