Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
APRENDENDO A ENSINAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA POR LICENCIANDOS EM ENFERMAGEM
Relatoria:
Vitória dos Santos Rodrigues
Autores:
- Lumena Regina Macacchero da Motta
- Katia Maria dos Santos Cabral
- Rafael Ribeiro Rampini
- Luana Vieira Portugal
- Gabriela Estevam Satiro dos Santos
- Isabele Cristina Granadeiro de Medeiros
- Yago Freitas do Amaral Monteiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O estágio em licenciatura proporciona ao aluno um amplo olhar para o mercado de trabalho. A experiência de conduzir uma aula pela primeira vez valoriza o ato de trabalhar em grupo. A consolidação de conhecimentos adquiridos no decorrer da graduação associada à licenciatura, também contribui para a sua formação como bacharel em enfermagem. OBJETIVO: descrever a vivência dos autores, enquanto licenciandos, do estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE). METODOLOGIA: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, que visou descrever fatores positivos adquiridos frente às experiências vivenciadas pelos autores no estágio supervisionado de licenciatura, no período de fevereiro a agosto de 2019, na FASE, localizada na cidade de Petrópolis/RJ. RESULTADOS: Observaram-se mudanças positivas que o curso agregou na vida acadêmica e pessoal de cada licenciando, além das diversas possibilidades para atuação no mercado de trabalho. Durante os estágios foram realizadas simulações, que consistiam na ministração de aulas com temas variados voltados para as práticas da enfermagem, para o aperfeiçoamento e a criação de planos de aula e metodologias de condução das mesmas. Os alunos aprenderam o valor da auto avaliação e da avaliação interpares, oferecendo e recebendo contribuições dos colegas e preceptores. Tal experiência valorizou o trabalho em grupo e a convivência com diferentes olhares e formas de percepção. Cada licenciando era responsável por planejar e ministrar um conjunto de aulas com temas pertencentes à grade curricular para um curso técnico de enfermagem. Os licenciandos observaram a necessidade de aprofundar seus conhecimentos nos temas propostos e que não eram de seu domínio, levando a um crescimento intelectual e profissional. Antes das aulas ministradas observaram-se sentimentos negativos como tensão, nervosismo e insegurança. Após a aula ministrada, observaram-se sentimentos positivos como alívio, segurança e gratidão. CONCLUSÃO: o estágio supervisionado em licenciatura tem o potencial de contribuir na formação pessoal e profissional do licenciando, trazendo experiências construtivas para a sua formação acadêmica. No estágio em licenciatura foi observado um grande crescimento individual, gerando em cada aluno empatia pelo próximo, bem como cumplicidade e compreensão com os preceptores e colegas de turma.