LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PERCEPÇÃO DO USUÁRIO NA UTILIZAÇÃO DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO MUNICIPAL
Relatoria:
Alex Martins do Nascimento
Autores:
  • Aline Sayuri Morita
  • Anderson Luis Candiani
  • Glaucia Cristine Salça Peixoto de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: De acordo com a pesquisa, a população procura pelo serviço na UPA não apenas por questão demográfica, mas também pela qualidade do atendimento ofertado e pela agilidade na assistência. Dessa forma, as UPA compõem uma demanda inapropriada de atendimento, contemplando diversos serviços que são de atribuição das outras redes de atenção à saúde, interferindo no funcionamento adequado, na resolutividade dos casos, na qualidade no momento de emergência bem como contribui para a superlotação dos serviços. OBJETIVO: Mostrar a compreensão do usuário referente ao serviço prestado por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo relato de experiência, desenvolvido a partir de uma vivência de um acadêmico da quinta série do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense (UNIPAR), durante a aplicação de um questionário para a coleta de dados do trabalho de conclusão de curso, em uma unidade de pronto atendimento do município de Umuarama ? PR, no período de maio a julho de 2019. RESULTADOS: Os entrevistados são todos moradores da cidade e relatam que procuram o pronto atendimento sempre que precisam, ou seja, quando acontecem eventos agudos independentemente de ser crônico que comprometem a sua saúde física e mental. Corroborando, verifica-se que existe uma preocupação do usuário na busca de atendimento à saúde antes mesmo de passar mal, pois eles temem não encontrar atendimento na unidade básica de saúde mais próxima de sua casa ou ter consulta disponível no dia da queixa. Durante o diálogo os relatos foi de que o atendimento é mais rápido e resolutivo pois a unidade oferece exames de eletrocardiograma, radiografia e exame laboratoriais de resultados com o tempo rápido, os pacientes na sua maioria se sentem seguro no local. CONCLUSÃO: Percebe-se no presente estudo que o usuário frequentemente vão ao pronto atendimento são pessoas simples e humilde de baixa escolaridade e os mesmo procuram a porta de acesso a saúde que vai amenizar seu problema de saúde, tendo plena confiança no sérvio da equipe de emergência do município de Umuarama - Pr, provocando uma superlotação do serviço.