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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM ATRAVÉS DA LUDOTERAPIA NA PEDIATRIA
Relatoria:
Solange Milena da Costa Oliveira
Autores:
  • Adria Stephany Drago Barbosa
  • Catarina Ferreira Martins
  • Bianor Guimarães Souza Júnior
  • Joyce Verena Ferreira Lobato
  • Linda Inêz Assunção de Souza
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A internação gera um desconforto muito grande, e isso reflete diretamente no plano de cuidados que o enfermeiro deve traçar, haja vista que a criança não necessitara apenas de medicações e curativos, o profissional deve ter sensibilidade e ofertar suporte emocional, já que ela se encontra restrita a um ambiente desconhecido. Inserir atividades lúdicas no processo de cuidar reduz os efeitos estressores da hospitalização e torna consideravelmente a assistência mais humanizada (MITRE, 2000). Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem sobre a prática lúdica na pediatria. Metodologia: A atividade foi elaborada pela preceptora de estágio acompanhada de um grupo de acadêmicos de enfermagem do oitavo semestre de Instituição Privada da cidade de Belém do Pará, e realizada em um hospital privado da capital. Metodologia: Sendo a semana que antecedia a comemoração do Dia das Mães, planejaram uma homenagem à elas. Foi escolhida uma música reproduzida com violão por um dos estudantes, e o restante do grupo participou como coral. Preparou-se kits de desenho com lápis de cor para as crianças, e cartões em formato de coração com mensagens de carinho e agradecimento, que foram lidas por alguém da escolha do paciente. Os acadêmicos e a preceptora também enfeitaram seus jalecos com pequenos corações de papel, ressignificando a vestimenta. A apresentação ocorreu de acordo com a aceitação e consentimento dos clientes, respeitando sua privacidade e autonomia. Resultados: Algumas famílias e mães foram bem participativos e até cantaram, outros se mostraram retraídos, e houve aqueles que não seguraram as emoções devido a fragilidade do estado de saúde da criança. E o mais importante se mostrou nas demonstrações de afeto e conforto espiritual. Conclusão: O cuidado deve ser um instrumento utilizado pelo profissional para estabelecer vínculo de confiança com o paciente e sua família, e prestado de forma integral e holística. Desenvolver uma atividade lúdica representou algo inédito na vivência dos acadêmicos, permitindo experimentar uma nova vertente da assistência humanizada, que é um instrumento fundamental para alterar de forma positiva a rotina tão estressante da hospitalização infantil.