Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
USO DE TECNOLOGIA LEVE-DURA COMO FERRAMENTA EDUCATIVA PARA PREVENÇÃO DE INFECÇÕES HOSPITALARES
Relatoria:
Maria Clara Nascimento Oliveira
Autores:
- Esteffany Vaz Pierot
- Luis Arthur Silva Rego Oliveira
- Caroline Milanez Paixão
- Herla Maria Furtado Jorge
- Bruna Victoria da Silva Passos
- Greice Miranda Duarte
- Alynne Maria de Brito Medeiros
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: Tecnologia leve-dura compreende a aplicação de saberes bem estruturados no processo de saúde, podendo ser representado por variados recursos pedagógicos. O folder é um dos recursos utilizado como material educativo para reforçar as orientações realizadas pelos profissionais de saúde, garantindo maior aderência dos clientes as informações transmitidas. A escolha de uma abordagem adequada se dá pela participação, comunicação e coletividade. Os materiais impressos que se utilizam da linguagem verbal e não verbal, contribuem para aumentar a autonomia do indivíduo no seu cuidado a saúde e no debate com os profissionais a fim de alcançar uma atenção que corrobore com suas necessidades. A orientação é primordial para evitar infecções nas enfermarias, sendo ela toda infecção que o paciente possa desenvolver durante a internação hospitalar ou mesmo após a alta. OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicas de enfermagem sobre o uso de uma tecnologia para a realização de uma atividade sobre prevenção de infecções nas enfermarias. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, realizado no período de março a julho de 2019, em uma maternidade de referência do estado do Piauí. Foi utilizado o fôlder para a educação em saúde, com a temática: orientações para controle de infecções nas enfermarias. As informações contidas no fôlder foram baseadas nos manuais de saúde, com base nas necessidades evidenciadas no cotidiano das enfermarias dos hospitais. A atividade foi desenvolvida pelos acadêmicos de enfermagem nas enfermarias, com as puérperas, gestantes e acompanhantes, primeiramente realizou-se as orientações verbalizadas seguido da entrega dos materiais impressos e feedback para avaliar o conhecimento adquirido. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base na atividade realizada, foi possível observar a mudança de comportamento dos pacientes e acompanhantes nas enfermarias. O recurso pedagógico, por meio de orientações de higiene e educação em saúde, proporcionou uma melhoria no conhecimento e autocuidado do público alvo. Houve um feedback positivo e, foi possível perceber mudanças no cuidado com o ambiente em que elas estão inseridas. CONCLUSÃO: Ao implementar a educação em saúde foi desenvolvido o ensino-aprendizagem possibilitando que as puérperas, gestantes e acompanhantes possam prevenir e cuidar melhor se si mesmos no âmbito hospitalar.