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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
MONITORIA EM SAÚDE DO IDOSO: UM INSTRUMENTO DE APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E SOCIALIZAÇÃO
Relatoria:
Martha Sthefanie Borba Costa
Autores:
  • Karla Naiara França Silva
  • Larissa Leal Lopes
  • Maria Fernanda Franco Domingues
  • Nathália Soares de Souza
  • Thatiane Gomes de Mendonça
  • Fábia Maria de Lima
  • Deuzany Bezerra de Melo Leão
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A monitoria caracteriza-se como uma estratégia que auxilia a formação profissional em saúde, permitindo a formação de um canal dialógico entre discentes e docentes gerando o aprimoramento do processo de ensino-aprendizagem na pesquisa, ensino e extensão. Representa a chance de incentivar a criticidade e refletir sobre a contribuição do discente com a realização de um cuidado humanizado ao idoso/cuidador prestando assistência integrada para uma melhor qualidade de vida. OBJETIVO: Expor a experiência de acadêmicas de enfermagem na participação como monitoras na atividade curricular em saúde do idoso da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da UPE e contribuir para a reflexão das atividades da monitoria. METODOLOGIA: As atividades foram realizadas no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HOUC-UPE), durante as consultas de enfermagem. RESULTADOS: A monitoria busca desenvolver saberes voltados à saúde do idoso, sendo essa, uma unidade temática ofertada na fase avançada do curso de graduação da Universidade de Pernambuco, na qual é vista como requisito primordial durante parte da graduação, pois é um período de mudanças onde os acadêmicos assumem mais responsabilidades com manejo teórico-prático e tomada de decisões. Durantes as atividades tornou-se perceptível a importância do instrutor na condição de aluno para quebra de paradigmas, havendo maior interação com os estudantes, fortalecendo-se pela troca de saberes, despertando o senso crítico e autonomia para enfrentamento de problemas e capacidade resolutiva, bem como, a reflexão para a importância da socialização e o manejo clínico à pessoa idosa. CONCLUSÃO:A monitoria acadêmica é uma atividade complementar que produz benefícios não apenas para os alunos monitorados, que adquirem uma fonte a mais de consulta, confiança e aprendizado; ao monitor que alicerça melhor seu conhecimento da área específica de estudo e potencializa o senso crítico como acadêmico e profissional, tanto para seguir a carreira docente e/ou servir a sociedade em geral. Atuar no projeto possibilitou às monitoras ampliar e expandir seus saberes, favorecendo sua formação como profissionais.