LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PRECEPTORIA COMO ESTRATÉGIA DE INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO NAS RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS
Relatoria:
KATIA MOREIRA DA SILVA
Autores:
  • César Augusto Santiago Dauzacker
  • Rosana Mendes da Silva
  • Ariadine Cristina da Silva de Castro
  • Rafael de Melo Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a atual conjuntura social tem demandado uma modificação nas grades curriculares dos cursos superiores e cada vez mais tem evidenciado a necessidade de ruptura do modelo fragmentado de ensino. O modelo de ensino emergente cujo objetivo é a formação de um profissional crítico e reflexivo pode ser o elo para o diálogo entre as profissões e para aproximação da teoria com prática. Atendendo a essa nova necessidade, surgem as residências multiprofissionais, integrando o ensino com a rede prestadora de serviços do SUS, que possui como principal característica a formação no serviço, na qual o profissional mais experiente auxilia o residente a adquirir as competências necessárias. Assim, surge a figura do preceptor, cujo papel é estreitar a distância entre a teoria e a pratica. Objetivo: descrever a experiência dos preceptores acerca de seu papel no programa de residência multiprofissional, como estratégia de integração ensino e serviço nas residências. Metodologia: relato de experiência dos preceptores do Programa de Residência Multiprofissional em saúde do adulto e idoso da Universidade Federal de Mato Grosso baseada na estratégia de preceptoria implantada em um hospital de referência no Sul de Mato Grosso. Os preceptores possuem experiência de mais de 12 meses nessa função e atualmente acompanham os residentes do primeiro ano. Resultados: durante a experiência surgiram os sentimentos de comprometimento e responsabilização em facilitar o processo de aplicação da teoria na pratica profissional dos recém-formados, bem como o reconhecimento do importante papel na inserção dos residentes nas responsabilidades dos serviços, compartilhando seus saberes, estimulando autonomia e a busca por novos conhecimentos, mediando o desenvolvimento de competências profissionais, habilidades e atitudes. Conclusão: A preceptoria é fundamental para inserção do residente no ambiente de trabalho e é permeada por interações interpessoais que o orientam e direcionam em sua formação. Os preceptores são atores fundamentais no processo de ensino-aprendizagem dos residentes visto que a ênfase dos programas de residência é a prática profissional. Além disso, possuem a expertise de conhecimentos no serviço.