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Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM FOCO NA TUBERCULOSE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
PAULO ROBERTO FICHTER MOREIRA
Autores:
  • José Carlos da Luz Gonçalves
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A Tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa grave na saúde pública brasileira. Apesar de existir grande conhecimento tecnológico da doença, outros fatores ainda impedem que se atinjam as metas propostas para o seu controle, como pobreza, desnutrição, assim como, a co-infecção com HIV. O Brasil é um dos 22 países que albergam 80% da carga mundial de (TB), sendo tratado com prioridade pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Objetivo: Conscientizar e sensibilizar os usuários do Sistema Único de Saúde - SUS sobre Tuberculose. Metodologia: Foi realizado uma ação educativa com os pacientes que aguardavam a consulta médica na UMS de Coqueiro – Ananindeua/PA. Utilizou-se como abordagem do assunto o diálogo aberto sobre o que é, modo de transmissão, tratamento, profilaxia sobre a tuberculose e em seguida, distribuído placas verdes e vermelhas, onde perguntas foram lançadas para serem respondidas como verdadeiro e falso. De acordo com as respostas dos participantes elas iam sendo esclarecidas pelos discentes e as dúvidas sanadas. Resultados: Durante a realização da educação em saúde sobre a (TB), percebeu-se que o assunto despertou grande interesse no público participante, diversas dúvidas foram levantadas. Muitos desconheciam o período de tratamento, inclusive que a (TB) tem cura. Percebeu-se que as pessoas de um modo geral, ainda apresentam pouco conhecimento sobre (TB), mas que estão dispostas a receberem orientações sobre saúde e adoecimento. Conclusão: Nesse sentido, acredita-se que a educação em saúde torna o indivíduo um sujeito crítico e autônomo com sua saúde, permite a interação entre profissionais e comunidade e que a enfermagem pode exercer influência sobre o estilo de vida das pessoas, fazendo-as sujeitos de suas próprias decisões e mobilizando toda sociedade para a implantação de políticas públicas saudáveis. A realização da ação permitiu a aproximação discente-comunidade favorecendo a troca de conhecimentos e experiências e constituiu em um instrumento no qual viabiliza o aperfeiçoamento dos discentes de enfermagem em ações de prevenção, promoção, tratamento e cuidado para com a Tuberculose e outras doenças.