Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AVALIAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EM CENTROS CIRÚRGICOS DA REGIÃO AMAZÔNICA
Relatoria:
Elem Cristina Silva da Costa
Autores:
- Bruna Larissa da Silva Rodrigues
- Liwcy keller de Oliveira Lopes Lima
- Rosivani de Jesus Silva
- Erlane Almeida dos Santos
- Renata Lopes de Araújo
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Monografia
Resumo:
INTRODUÇÃO: A segurança do paciente é o principal alvo de qualidade para os cuidados de saúde onde envolvem: pacientes, família, instituições da área de saúde e os profissionais que nelas são prestados serviços. Os desafios globais para a segurança do paciente contribuíram significativamente para uma prática efetiva de medidas preventivas que potencializam na busca da melhoria da qualidade e da garantia da segurança do paciente, sobretudo nas intervenções cirúrgicas, de forma que a cultura de segurança deve ser algo construído cotidianamente. OBJETIVO: Analisar a cultura de segurança do paciente sob a ótica dos profissionais dos Centros Cirúrgicos (CC) pertencentes aos hospitais regionais da região Sul do Estado do Pará. METODOLOGIA: Trata-se de investigação de natureza quantitativo não experimental, descritivo e transversal. A entrada no campo para coleta de dados respeitou integralmente os preceitos éticos que envolvem pesquisas com seres humanos, dispostos pela resolução n.466/12 do Conselho Nacional de Saúde. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida – FESAR, sob o protocolo 2.418.964. O estudo foi realizado com a equipe de profissionais que atuam no Centro Cirúrgico, onde compreende os seguintes profissionais: médicos cirurgiões, anestesiologistas, equipe de enfermagem, e residentes de medicina, totalizando 85 profissionais que atuavam nos dois CC’s no período da coleta, em qual 49 profissionais se enquadraram nos métodos de inclusão. RESULTADOS: Dos 49 profissionais que atuavam nos dias de pesquisa, somente 27 (32%) responderam os questionários. Dentre as dimensões analisadas, observou-se que a dimensão com média mais elevada foi ‘Satisfação no trabalho’ (87,1); enquanto ‘Estresse no trabalho’ obteve a menor média (30,4), caracterizando a satisfação no trabalho foi à atitude mais valorizada pelos entrevistados. Os Técnicos de enfermagem foram os profissionais com maior tempo de atuação 6 (60%).As demais dimensões ‘‘Condições de trabalho em equipe, Percepção de gestão, Clima de segurança e Estresse no trabalho’’, apresentaram escores aproximados (72.4), (71.2), (60.8), (67.8) e (30.4), respectivamente. CONCLUSÃO: Apenas uma das dimensões: satisfação no trabalho teve um resultado satisfatório, demonstrando que as demais sofrem fragilidade e que requerem esforço da gestão para que haja um incentivo maior dos profissionais.