Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
CARACTERIZAÇÃO DOS PRINCIPAIS FATORES DE RISCO DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO NA POPULAÇÃO ADULTO JOVEM
Relatoria:
KELLY HELENA LAMIRA
Autores:
- Soraia Geraldo Rozza Lopes
- Daniel Cavanha Pereira
- Debora Barbosa da Silva
- Helena Ferreira Portilho Lamira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O Infarto Agudo do Miocárdio é um agravo no músculo cardíaco e principais vasos sanguíneos, podendo ser caracterizados como pequenas obstruções nos vasos ou até mesmo lesões maiores ou necrose no tecido cardíaco, tendo em vista que esse tipo de agravo é mais frequente em idosos, porém pode afetar qualquer faixa etária até as mais jovens. OBJETIVO: Analisar os fatores de risco de infarto agudo do miocárdio (IAM) em adultos-jovens. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A seleção dos artigos ocorreu por meio de uma busca nas Biblioteca Virtual de Saúde, com as seguintes palavras-chaves: Epidemiologia; Fatores de Risco Cardiovasculares; Jovens Adultos. Foram selecionados artigos publicados entre os anos 2015 a 2019, disponíveis na integra, em português. Foram encontrados 31 artigos com a temática abordada, mas somente três artigos respondiam os objetivos do estudo. RESULTADO: O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) representa cerca de 30% das mortes de todo o mundo, onde acomete não só idosos como adultos-jovens, e está presente em todas classes sociais, sendo ele por fatores modificáveis ou não. Dentre os fatores de risco, podem-se analisar os fatores modificáveis como tabagismo, estresse, obesidade, sedentarismo e dieta desequilibrada e os fatores não modificáveis como histórico familiar prévio de IAM, hipertensão arterial e pré-disposição genética que também contribuem. CONCLUSÃO: Conclui-se que o IAM em adultos-jovens, está relacionado com fatores de riscos modificáveis e não modificáveis, assim como a não adesão dos serviços oferecidos nas UBS e a não procura de exames rotineiros por parte dos clientes.