LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA ELABORAÇÃO DE TREINAMENTO ON THE JOB
Relatoria:
RAFAELA GHIRALDI ROCHA
Autores:
  • Valeska Tais Araújo Hoffmann
  • Larissa Gutierrez de Carvalho Silva
  • Renata Aparecida Belei
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Método Altadir de Planejamento Popular (MAPP) é um tipo de planejamento participativo que valoriza discussões coletivas sobre situações-problema encontradas no contexto em que é aplicado, subsidiando o encontro de soluções e intervenções. Possui potencial educativo dialógico, possibilitando que a prática seja identificada, refletida e aprimorada, favorecendo o engajamento dos atores da realidade na escolha das situações a serem trabalhadas e possibilitando atribuição de significado à intervenções. Objetivo: Relatar a experiência na utilização de um método de planejamento participativo para subsidiar a elaboração de um treinamento on the job em hospital universitário público. Metodologia: Relato de experiência do residente de Gerência dos Serviços de Enfermagem ao utilizar um planejamento participativo na elaboração de treinamento sobre Prevenção de Pneumonia Não Associada à Ventilação Mecânica (PNVM) em uma unidade de internação médico-cirúrgica adulto. A residente coletou in loco opiniões e informações de profissionais de enfermagem sobre a rotina de cuidado a pacientes internados, a fim de identificar oportunidades de melhoria na prevenção de PNVM. Resultados: Foram abordados 3 enfermeiros e 7 técnicos em enfermagem que se encontravam no posto de enfermagem. A partir de um brainstorming, levantaram 5 oportunidades de melhoria, dentre as quais 3 foram selecionadas: higiene oral ineficaz, baixo incentivo à deambulação e pouco estímulo ao paciente sentar-se, as quais seguiram as etapas do planejamento: 1.descrição e explicação dos problemas, 2. formulação dos objetivos, 3. previsão de resultados, e 4. desenho de 6 operações. A abordagem teve duração média de 25 minutos. No decorrer da atividade, 5 profissionais reforçaram positivamente a estratégia utilizada, ressaltando a importância do envolvimento das pessoas na construção de treinamentos. Conclusões: A implementação do MAPP na concepção do plano de treinamento on the job mobilizou os profissionais e os incluiu no processo, partindo da construção coletiva e significada das ideias. A residente pôde desenvolver habilidades de planejamento, liderança, visão estratégica, trabalho em equipe e comunicação, com vistas à educação em saúde e qualidade da assistência.