LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ATENDIMENTO À SITUAÇÃO DE CRISE EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
CARLOS ANDRÉ LUCAS CAVALCANTI
Autores:
  • Luana Cecília Sousa da Silva
  • JOHN CARLOS DE SOUZA LEITE
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O atendimento a crise psiquiátrica é um dos problemas mais evidentes e de difícil manejo para as equipes de saúde mental. A substituição do modelo manicomial pelo modelo psicossocial implica na estruturação de uma rede articulada de serviços, que abordam as diferentes necessidades da pessoa em sofrimento mental, especialmente nos momentos de crise. Objetivo: Relatar o atendimento a situação de crise em um Centro de Atenção Psicossocial. Métodos: Relato de experiência vivenciada durante dois anos por uma enfermeira na Residência Integrada em Saúde na ênfase de Saúde Mental Coletiva em um Centro de Atenção Psicossocial de um município do interior cearense Resultados: Com base em experiências vividas e compartilhadas dentro do processo formativo nota-se a carência de profissionais qualificados, que realizem um atendimento humanizado, visando a integralidade do cuidado do usuário; a ausência de capacitações ou atualizações acerca do tema saúde mental e uma falha na comunicação entre os pontos da rede de atenção psicossocial, tal fato dificulta ainda mais a eficácia do atendimento psicossocial que acolha as demandas geradas em uma situação de crise. Conclusão: O trabalho permitiu levantar a discussão com a equipe multiprofissional de como deve ser realizado o atendimento nesse tipo de situação, levando-se em conta que não abordamos apenas o espaço dentro dos centros especializados mas também os espaços de outros serviços de saúde que se corresponsabilizam no cuidado às urgências psiquiátricas.