Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
SIMULAÇÃO REALÍSTICA NO ENSINO DE PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NAS SÍNDROMES CORONAIANAS AGUDAS: UM RELATO DE EXPERI
Relatoria:
Michelle Muniz da Cruz
Autores:
- Sandra Conceição Ribeiro Chícharo
- Kelly Cristina Freitas da Silva Santos
- Thayane Roberta Vieira Reis
- Nathalia Luisa Gregorio Franco
- Isabele Correia Afonso Alves
- João Pedro Araújo
- Iasmin Oliveira Garrido
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada pelo corpo docente do curso de graduação em enfermagem de uma universidade privada na zona oeste do Rio de janeiro com a utilização da simulação realística como uma metodologia de ensino e aprendizagem para os alunos de nível superior na disciplina de terapia intensiva. Utilizou-se como metodologia: o relato de experiência sobre o emprego da simulação realística, tendo em vista que esta permite aos alunos envolvidos na prática vivenciar papéis existentes na vida real, adaptando sua postura e desempenho profissional conforme o caso apresentado, os recursos e sua percepção do ambiente de saúde. Principais resultados: Com a apresentação do caso transformado pelos alunos da turma em simulação, o aprimoramento de seus conhecimentos pautado na prática assistencial do enfermeiro, permitiu que alunos entendessem o processo de admissão do paciente na sala amarela numa situação de emergência cardiovascular, a abordagem inicial, cuidados necessários, fisiopatologia, tratamento do agravo e orientações pós-alta, disseminando o conhecimento entre todos. Conclusões: Muitos cursos da saúde tem utilizado a simulação realística no seu processo de formação de novos profissionais, porém, ainda há poucas pesquisas evidenciando a necessidade de novos estudos para fomentar a eficácia dessa ferramenta de ensino.