Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ATRAVÉS DE MÉTODOS CONTRACEPTIVOS EM COMUNIDADE RIBEIRINHA
Relatoria:
Laydiane Martins Pinto
Autores:
- Natália da Costa Prazeres
- Shaloenne Palheta Cordeiro
- Edicilene Maia do Rosário Souza
- Lena do Socorro Boução Santana
- Larissa Oliveira dos Santos
- Luzia Beatriz Rodrigues Bastos
- Raphael Rodrigo Duarte Pinheiro
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no Brasil estão entre os motivos mais frequentes de procura por serviços de saúde, causando consequências de natureza social, econômica e sanitária. A gravidez não planejada tendo como desfecho o aborto, constitui importante causa para a morbimortalidade materna. As mulheres com condições socioeconômicas desfavoráveis são as mais atingidas, pois desconhecem seus direitos sobre a reprodução e a contracepção. É neste contexto social que a população ribeirinha foi alvo das atividades educativas, pois percebeu-se que há um déficit de conhecimento, e difícil acesso a métodos contraceptivos, consequentemente aumentando o risco para IST’s, e gravidez não planejada. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem acerca de uma ação educativa em saúde, desenvolvida em uma comunidade ribeirinha, quanto ao uso de métodos contraceptivos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência pautado em atividade educativa desenvolvida por graduandos de Enfermagem da Universidade da Amazônia –UNAMA na comunidade ribeirinha “Itaperuçú” localizada no Município de Bujaru do Pará, ocorrida em 14 e 15 de setembro de 2018. Resultados: Foram realizadas as seguintes ações: confecções de cartazes e utilização de kit educativo contendo os métodos contraceptivos e peças anatômicas dos órgãos reprodutores. Foi realizada a exposição e manipulação do kit educativo, que continha métodos contraceptivos. As peças anatômicas foram utilizadas para demonstrar a correta colocação do preservativo, bem como a distribuição destes insumos. Percebeu-se durante a ação, a escassez de conhecimento acerca das IST’s, e conceitos equivocados sobre o uso dos contraceptivos. Quanto às peças anatômicas foi proposto que os participantes realizassem a colocação do preservativo, com intuito de avaliar o nível de conhecimento acerca da correta utilização. No que concerne ao preservativo feminino, observou-se que poucos tinham conhecimento da sua existência e do uso adequado. Conclusão: Constatou-se que a ação educativa despertou atenção da comunidade ribeirinha, que se mostrou interessada em participar das dinâmicas e conversas sobre as temáticas. Foram observadas necessidades e demandas distintas, sendo necessária a criação de estratégias de promoção e educação em saúde de acordo com suas singularidades para estimular a autonomia referente aos cuidados necessários para uma vida sexual saudável, e assim evitar uma gravidez não planejada.