Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
O ENFERMEIRO COMO AGENTE GERENCIADOR DE PRÁTICAS DO CUIDADO
Relatoria:
Jecica dos Santos Xavier
Autores:
- Aline Brandão Lima
- Alexsandra Almeida dos Santos
- Jackson Souza Silva
- Fernando Bizerra Santos Carvalho
- Manoela Lima Maciel
- Ana Paula Santos da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O enfermeiro no processo de cuidar exerce atividades práticas assistências e gerenciais que são imprescindíveis para sua atuação profissional. Na sua formação, algumas habilidades precisam ser desenvolvidas, como a rápida tomada de decisão, competência para resolver conflitos, metodologias de trabalho com técnicas aplicadas a teorias de enfermagem, além de domínio técnico-científico adotando estratégias baseadas na qualidade em saúde e segurança do paciente. OBJETIVO: Descrever a experiência de discentes do curso de enfermagem, quanto ao alinhamento entre habilidades assistenciais e gerenciais ao cuidado prestado ao paciente. METODOLOGIA: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por discentes do curso de enfermagem, durante o estágio extracurricular em uma instituição hospitalar pública de saúde em Salvador-BA, no ano de 2018. RESULTADOS: Durante a vivência do estágio, foi possível observar que os enfermeiros prestam os cuidados direto aos pacientes utilizando a gestão como instrumento de suporte em suas práticas, dentre elas estão o gerenciamento de materiais e recursos humanos, educação permanente, avaliação de resultados das ações de enfermagem e planejamento da assistência de enfermagem. A prática do estágio extracurricular permitiu refletir sobre as lacunas no processo de formação discente, estas relacionam-se a sobreposição de atividades assistenciais em relação a ações de cunho gerencial. CONCLUSÃO: A partir da descrição deste relato de experiência das habilidades gerenciais e assistenciais da atuação do enfermeiro, foi possível desfazer uma dicotomia entre gestão e assistência e questionar uma formação ampla, generalista e de compreensão do seu papel na prestação de cuidados, associando gestão e assistência.