Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
OS DESAFIOS VIVENCIADOS NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DE ENFERMAGEM- RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Mariana Ramos
Autores:
- Michele Aparecida Silva Maciel
- Maynara Thayná Ferreira Santos
- Valéria Nasser Figueiredo
- Maria Beatriz Guimarães Ferreira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução Fundamentos de Enfermagem é componente curricular essencial para o desenvolvimento futuro de outros disciplinas no decorrer do Curso de Graduação em Enfermagem. Seu conteúdo é embasado na fundamentação teórica e prática de procedimentos para a assistência de enfermagem frente às necessidades de saúde do cliente em nível individual e coletivo, com uma abordagem humanitária, ética e científica, utilizando o pensamento crítico e reflexivo. Objetivos Relatar a experiência vivenciada dos acadêmicos de enfermagem na disciplina de Fundamentos de Enfermagem da Faculdade Federal de Uberlândia (UFU). Metodologia Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva, acerca das atividades e desafios observados no componente curricular Fundamentos de Enfermagem na UFU, no período de agosto à dezembro de 2018. Resultados A disciplina é oferecida no 4o período, com carga horária de 165 horas, sendo realizada no laboratório de Habilidades e no Hospital de Clínicas da UFU. Já no início, o estudante se depara com o desafio de assimilar conhecimento teórico prévio, como anatomia e fisiologia, com a teoria e prática que está por vir e o desafio de ofertar procedimentos de enfermagem sem trazer prejuízos ao cliente. O laboratório é utilizado para simulações de situações reais, onde os acadêmicos desenvolvem habilidades psicomotoras. Entretanto, o primeiro contato com o cliente gera ansiedade, receio e insegurança, frente a necessidade de realização de procedimentos de enfermagem. Quanto ao conhecimento teórico, a abordagens pode parecer conflituosa, por existir várias fontes, exigindo uma constante atualização e busca por fontes confiáveis. A relação entre docente e discente é essencial, devido a necessidade de orientação nas aulas teóricas e suporte na prática, através do feedback, com identificação de erros e correção das mesmas, auxiliando na execução das técnicas, o que traz segurança para o discente e favorecimento do aprendizado científico, bem como aprimoramento das anotações de enfermagem. Ressalta também a carga horária extensa da disciplina, a segunda mais extensa do curso, levando a exaustão física e intelectual, comprometendo o aprendizado. Conclusão A disciplina de Fundamentos de Enfermagem possibilita ao discente desenvolver habilidades e competências técnico-científicas, ético-políticas e socioeducativas com o objetivo de prestar o cuidado de enfermagem inerente ao exercício da profissão.