Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS-MONITORES NA DISCIPLINA DE SISTEMATIZAÇÃO DO CUIDAR EM UMA FACULDADE DE MACAPÁ
Relatoria:
Brenda Nascimento de Farias
Autores:
- Francinara dos Santos Oliveira
- Géssica Gabrielle Marques de Sousa
- Jéssica Cristiane Guedes Lima
- Jhully Karina Rayol da Silva
- Marcelo Augusto Silva Gonçalves
- ; Denise Vivianni Ferreira Del Castilo
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Código de Ética de Enfermagem homologado através da Resolução COFEN 564/17 apresenta em seu escopo, nos artigos 54º a 56º, a responsabilidade de contribuir com a produção técnico-científica. Para tal a monitoria acadêmica surge como subsídio para o aprimoramento de discentes através de auxílio nas aulas práticas em laboratórios e como suporte aos professores na consolidação dos conhecimentos acerca do processo de enfermagem a partir de métodos sistematizados empregados para avaliar o cliente na sua pluralidade respeitando a inclusão social, capacitando os alunos para a tomada de decisões através do raciocínio crítico-reflexivo viabilizando a construção de planos assistenciais cada vez mais científicos e menos empírico. Objetivo: Contribuir para a compreensão dos diferentes componentes do processo de enfermagem, estabelecendo estratégias para a aplicabilidade através do conhecimento da necessidade individual do cliente através da prática. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo (relato de experiência) referente à atividade de monitoria realizada por discentes do curso de Enfermagem de uma faculdade de Macapá no período de abril de 2017 a junho de 2019, nas disciplinas de Sistematização do Cuidar I, II e III, dos 3º, 4º e 5º semestres da graduação, respectivamente. Resultados: As atividades de monitoria incluíram auxílio teórico e prático dos componentes curriculares de Semiologia e Semiotécnica, bem como aplicação de provas no período. No decorrer das atividades os principais desafios enfrentados foram a organização das revisões e planejamento de materiais didáticos que facilitassem a apreensão do conteúdo, que levaram os discentes-monitores a árdua busca para aprofundar seus conhecimentos, tanto da disciplina como de metodologias ativas que contribuíram com o processo de ensino-aprendizagem. A literatura relata que há subutilização dos monitores, no entanto, percebemos que os acadêmicos demostraram interesse em participar ativamente das atividades realizadas pelos monitores e isso favoreceu diretamente no resultado com aumento significativo de aprovações nas disciplinas do momento e subsequentes. Conclusão: A monitoria possibilitou a percepção da relevância que o instrutor possui no processo educacional, ser monitor é aprender a cada dia e também ensinar a pensar o novo. Também é agregar ao time e fazer acontecer, pois o mesmo pode auxiliar de diversas formas no processo de ensino-aprendizagem em suas várias etapas.