Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Julia Ampessan
Autores:
- Alessandra Crystian Engles dos Reis
- Gabriely de Souza Voigt
- Laura Vitória Scheuermann Bonatto
- Alana Caroline Czaika
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A adolescência é o momento de transição da infância e a vida adulta, quando o indivíduo passa a ter responsabilidade sobre sua saúde, sendo importante a ele a compreensão de conceitos e de ações para colaborar com a promoção de seu bem estar. O Programa de Saúde na Escola (PSE), preconiza ações intersetoriais, vinculando a educação com a saúde, a fim de enfrentar vulnerabilidades da comunidade escolar. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicas de Enfermagem na educação em saúde de adolescentes sobre a temática Transformações Corporais na Adolescência. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas do terceiro ano de Enfermagem Licenciatura e Bacharelado, de uma universidade pública do Paraná, durante o estágio de Prática de Ensino I, em uma escola pública, com alunos do Fundamental II, em parceria com a Unidade Básica de Saúde, a fim de desenvolver ações educativas em saúde. Os adolescentes foram divididos em dois grupos, Clube das Meninas e Clube dos Meninos, separados por sexo, masculino e feminino. Foram utilizadas a roda de conversa, dinâmicas de grupo e exposição dialogada. Uma docente e uma enfermeira da unidade de saúde acompanharam os grupos. Resultados: Os adolescentes eram participativos e questionadores. Percebeu-se que poucos escolares tinham conhecimento do tema. Notou-se a provável comunicação precária dos responsáveis, com destaque para a atuação de profissionais nas ações de educação em saúde, com ênfase para essa temática. Uma dinâmica auxiliou no entendimento e fixação do conhecimento, estimulando o raciocínio e reflexão dos adolescentes acerca de: higiene, anatomia, fisiologia, gênero, violência, gravidez, Infecções Sexualmente Transmissíveis e métodos contraceptivos. No último dia foi realizado um plantão para escuta ativa, no qual cada acadêmica acompanhou um aluno, com o propósito de sanar dúvidas e encaminhar situações com risco a saúde. Conclusão: A atividade proporcionou aos adolescentes, a oportunidade de conhecer melhor o seu corpo e as alterações que ocorrem nele, quanto as acadêmicas foi possível notar a importância da atuação do enfermeiro na licenciatura e bacharelado, mediante contato com a prática docente e atuação no PSE, além de estimular o trabalho em equipe.