Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
JURI SIMULADO NO ENSINO SOBRE A QUALIDADE EM SAÚDE E SEGURANÇA DO PACIENTE
Relatoria:
Patrick Schneider
Autores:
- Mariana Sbeghen Menegatti
- Luis Roberto Barbino Junior
- Larissa Gutierrez de Carvalho Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Os contextos da formação acadêmica na perspectiva das tendências pedagógicas ganham espaço nas pautas curriculares, fomentando os preceitos de Paulo Freire no que rege o desenvolvimento da autonomia discente e a capacidade de articular teoria e prática de forma crítico reflexiva. Neste sentido, as metodologias contemporâneas confrontam os modelos tradicionais de ensino à medida que novas estratégias ganham vultuosidade. O júri simulado trata-se da simulação de um tribunal judiciário, onde os participantes apresentam argumentos de defesa e acusação relativos ao tema, que nesta experiência esteve relaciona à Qualidade e Segurança do Paciente, temática transversal no ensino em saúde. Objetivos: Relatar experiência de residentes da área de Gerência dos Serviços de Enfermagem, da Universidade Estadual de Londrina, no desenvolvimento da estratégia Júri Simulado durante estágio pedagógico no Internato do curso de Enfermagem. Métodos: Trata-se de um relato de experiência. Para desenvolvimento da estratégia, os alunos realizaram estudo prévio sobre a temática construindo uma síntese provisória baseada em objetivos de aprendizagem estabelecidos. No encontro programado para desenvolvimento da atividade, foi distribuído um case para os internos e disponibilizado tempo para que organizassem suas argumentações. O grupo foi reorganizado em equipe de acusação, equipe de defesa e corpo de jurados. Os juízes foram os residentes e a docente. Cada parte pode expor seus argumentos, ao final, o corpo apresentou parecer e a sentença foi proferida pelos juízes. Resultados: A construção das argumentações mobilizou as equipes na fundamentação de seus posicionamentos por meio de sólida busca em literatura, oportunizando contato com as áreas de Gerência de Risco e Assessoria de Qualidade do Hospital Universitário. Em todo tempo foi possível observar a emancipação dos internos vista pela autonomia na tomada de decisão. Habilidades como gerenciamento do tempo, comunicação e argumentação, liderança, trabalho em equipe e feedback foram estimuladas e expressas pelas atitudes positivas frente aos estímulos. Conclusão: A metodologia proporcionou o desenvolvimento de habilidades de forma criativa e reflexiva, estimulando o vínculo e a autonomia discente, corroborando com a consolidação das competências profissionais.