Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Importância do projeto Saúde com Ciência como ferramenta de promoção da saúde em comunidades do Sul da Bahia
Relatoria:
VIVIAN ANDRADE GUNDIM
Autores:
- MARCELLY CARDOSO VIEIRA CRUZ
- FABIANA DA SILVA CAMPOS
- Cristina Luísa Conceição de Oliveira
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A educação em saúde desenvolve nas pessoas um sentido de responsabilidade, como indivíduo, membro de uma família e de uma comunidade. Os projetos de extensão aproximam os acadêmicos de Enfermagem da população, através contato informal e utilizando uma linguagem clara sobre assuntos básicos de saúde. Este trabalho teve como objetivo descrever atividades e experiências de estudantes de Enfermagem acerca da promoção da saúde através de um projeto de extensão. Trata-se de um relato das vivências de estudantes de enfermagem no projeto de extensão Saúde com Ciência, vinculado à Universidade Estadual de Santa Cruz em Ilhéus-BA. O Saúde com Ciência é um projeto de extensão de ação continuada e itinerante, onde são realizadas exposições, geralmente aos sábados, em escolas, praças e comunidades de cidades do sul da Bahia. Os acadêmicos levam aos municípios materiais didáticos concretos e jogos criados no Projeto. A escolha dos assuntos abordados varia de com a faixa etária, com a demanda da população e doenças mais divulgadas no período da exposição. Em 2018 realizamos 17 exposições, atendendo um público de 2.788 visitantes moradores de 10 municípios do sul da Bahia. Nestas exposições trabalhamos informações importantes sobre o funcionamento do corpo humano, sobre os métodos contraceptivos, visualização de parasitas, sobre as principais doenças da região, além de realizar testes de glicemia, aferir pressão, calcular o índice de massa corporal (IMC) e mostrar a importância dos cuidados com a higiene. As ações do Projeto, além de ampliar a consciência acerca da função da Ciência na vida cotidiana, há a atualização de profissionais de saúde e da educação, líderes comunitários e população em geral, acerca do conhecimento científico e inovações no âmbito da saúde pública, visando à redução da incidência de doenças nas comunidades trabalhadas. Conclusão: O Enfermeiro, enquanto profissional de saúde precisa ser capaz de identificar os níveis de suas ações no processo educativo, refletindo a necessidade de por vezes se desvincular da sua prática assistencial, colocando-se como educador e buscando melhorias em suas estratégias de aproximação com a comunidade. A experiência de participar deste Projeto nos permitiu trabalhar as perspectivas de cuidado educacional em comunidades, possibilitando a criação de atividades integradoras que promovem o conhecimento e a prevenção de doenças.