Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
SIGRSS – SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA GERENCIAMENTO DE RISCOS NOS SERVIçOS DE SAÚDE
Relatoria:
Katiane tavares da Silva
Autores:
- LEILA BERNARDA DONATO GOTTEMS
- Ricardo Gamarski
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Dissertação
Resumo:
Introdução: A segurança do paciente tem sido abordada na área de saúde com o objetivo de reduzir a frequência de incidentes que ocorrem aos pacientes, os danos causados a esses, como também o alto custo gerado às instituições. A criação de sistemas informatizado para notificação, investigação e monitoramento de incidentes insere-se nas estratégias nacionais e internacionais para a promoção da segurança, redução da ocorrência de incidentes e melhora da qualidade dos serviços de saúde. Objetivo: Descrever o processo de construção de um software para operacionalizar o processo de notificação, investigação e monitoramento de incidentes em saúde a partir da adaptação das práticas e instrumentos usados pelos equipes dos Núcleos de Qualidade e Segurança (NQSP) dos hospitais públicos do Distrito Federal serviços de saúde e dos protocolos de qualidade e segurança do paciente Método: Pesquisa metodológica de desenvolvimento de tecnologia do tipo incremental, realizada em cinco etapas: 1) Análise documental de fontes primárias e secundárias relativas a formulários, protocolos, diretrizes e legislação sobre sistemas de notificação de incidentes, publicados em meio físico ou eletrônico nos anos de 2005 a 2018, realizada no período de setembro a outubro de 2018; 2) Construção de um protótipo de média fidelidade por meio da ferramenta Pencil Project versão 3.0.4 com os dados e requisitos a serem incorporados ao sistema; 3) Diálogo deliberativo realizado em duas sessões, com participação de 12 gestores e coordenadores de NQSP, realizado em novembro de 2018; 4) Acompanhamento do desenvolvimento do software por meio de uma equipe técnica contratada. Resultados: 1) Criação de formulários para notificação, investigação e monitorização de incidentes em saúde; 2) Construção do Protótipo com a ideia prévia do sistema; 3) Composição das categorias e dados para relatar um evento; método para investigação com a lista de fatores contribuintes e elaboração de indicadores; 4) Desenvolvimento do software. Conclusão: Um sistema informatizado para gerenciamento de incidentes em saúde pode produzir avanços na área da segurança do paciente, a partir do uso da informação como substrato para a produção do conhecimento e planejamento das ações. Ademais, os instrumentos elaborados poderão ser usados como base facilitadora para que pessoas interessadas pelo tema desenvolvam, evoluam ou melhorem os sistemas de notificação de incidentes em saúde.