Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EXPERIÊNCIAS DAS ACADÊMICAS DE ENFERMAGEM NA RODA DE CONVERSA COM AS GESTANTES EM ATIVIDADES EDUCATIVAS
Relatoria:
Deylane Abreu dos Santos
Autores:
- Taise Silva de Moraes
- Maristela Moreira Duarte
- Elba Moreira Matos
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Durante o período gestacional é comum o aparecimento de certos questionamentos sobre determinadas questões que geram alterações no corpo da gestante em sua saúde e a do feto. Diante, do exposto os estudantes de enfermagem e a equipe da unidade básica de saúde (UBS), propôs medidas de esclarecimentos às gestantes através de atividades de educação em saúde nos encontros de gestantes. Objetivo: Descrever experiências relatadas pelas gestantes e suas preocupações com relação a gestação. Método: Trata-se de um relato de experiência das acadêmicas de enfermagem, desenvolvido diante das vivências no campo de estágio supervisionado em saúde coletiva por meio de uma atividade programada com as gestantes no dia 27 de março de 2019, em uma Unidade Básica de Saúde no distrito de Cachoeira – BA, foi organizado um roteiro de como procederia o encontro: 1º apresentação dos estagiários e das gestantes ( as mesmas receberam um convite no dia da consulta de pré-natal), 2º música de abertura e apresentação da proposta do encontro, 3º dinâmica voltada para os questionamentos das gestantes durante o período gestacional. Resultados: A partir das atividades desenvolvidas e propostas ressaltadas na roda de conversa com a gestantes, percebeu-se que muitas destas se sentiam ansiosas por serem primigesta, associando problemas emocionais com a auto - estima. Outras se sentiam mais bonitas por já estarem adaptadas com essa fase do período gestacional e bem mais dispostas para as atividades diárias. Durante as perguntas realizadas, levantaram vários questionamentos, os quais foram respondidos através do esclarecimento a respeito das consultas de pré-natais e sua importância, e os cuidados durante o período gestacional, bem como a preparação dessas mães para a chegada dos bebês. Além disso, o diálogo e a troca de conhecimento entre as mães e as acadêmicas de enfermagem possibilitou um momento agradável através da escuta qualificada. Conclusão: Portanto, foi relevante para as acadêmicas de enfermagem desenvolver tais atividades de educação em saúde com um grupo de gestantes, que contribuiu de forma significativa nas práticas e habilidades da assistência de enfermagem. Contribuindo desta forma em levar informações para as gestantes diante das preocupações existentes.