LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
TECNOLOGIA EDUCATIVA APLICADA EM CONSULTAS DE PRÉ-NATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
RAFAEL VULCÃO NERY
Autores:
  • Ana Caroline de Oliveira Coutinho
  • Erielson Pinto Machado
  • Daniele Lima dos Anjos Reis
  • Renata Campos de Sousa Borges
  • Kátia Simone Kietzer
  • Milena Coelho Fernandes Caldato
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: a educação em saúde pode ser entendida como conjunto de estratégias fundamentadas em práticas e conhecimentos que objetivam proporcionar promoção e prevenção de agravos à saúde. As ações educativas devem ser utilizadas por todos os profissionais, desde o primeiro contato com o cliente, fornecendo condições para que reflitam acerca da própria condição de saúde, provocando mudanças e aquisição de novos meios para resolução dos problemas de saúde. Salienta-se que a utilização da educação em saúde durante as consultas de pré-natal é um importante instrumento para obtenção de conhecimento pela gestante e sua família, esclarecimento de dúvidas, além de estimular o autocuidado. Objetivo: descrever a experiência da utilização de uma “Maleta” alusiva aos itens necessários para internação na maternidade, como importante tecnologia educativa durante as consultas de pré-natal, em uma Estratégia de Saúde da Família (ESF) no município de Tucuruí, Pará. Metodologia: trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, referente à utilização de uma “Maleta” confeccionada por acadêmicos do 8º semestre do Curso de Graduação em Enfermagem, da Universidade do Estado do Pará, contendo itens removíveis para exemplificação, tais como: documentos (caderneta da gestante, identidade, cartão SUS, parecer médico para laqueadura quando houver, entre outros), produtos de higiene pessoal e roupas, tendo como público alvo gestantes que compareceram às consultas de pré-natal na ESF, desenvolvida individualmente em cada consulta. Resultados: constatou-se durante a aplicação do instrumento com as gestantes desconhecimento quanto aos itens necessários para levar à maternidade, principalmente das primigestas, visto que, apresentam-se, em geral, com muitas dúvidas no que tange ao ciclo gravídico-puerperal. Ao final, reconheceram a importância do instrumento neste contexto, demonstrando, por sua vez, eficácia quanto sua aplicabilidade prática durante as consultas. Conclusão: a experiência quanto à aplicação deste instrumento educativo mostrou-se bastante proveitosa, uma vez que foi possível constatar na prática como a educação em saúde por meio de estratégias simples, porém criativas e eficazes quanto ao seu propósito, fornecem subsídios para as ações de prevenção e promoção à saúde.