Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE HIGIENE DAS MÃOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
INES PEREIRA DE OLIVEIRA
Autores:
- Joelma Ferreira do Nascimento
- Arianny Cristina Silva de Arruda3
- Taina Maria Gonçalves
- Genesis Vivianne Soares Ferreira da Cruz
- Marilza Helena Rodrigues Viana
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
A higienização adequada das mãos pode ser ensinada por meio da educação em saúde. Uma das principais estratégias para envolver as crianças é a utilização da ludicidade, como o brinquedo terapêutico capacitador de funções, que pode ser usado para estimular a criança para o autocuidado de forma humanizada. Dessa maneira, o objetivo desse trabalho é relatar a experiência de acadêmicas de enfermagem, que participam do projeto de extensão universitária Anjos da Enfermagem, sobre uma atividade lúdica de educação em saúde sobre a higiene das mãos realizada com uma criança hospitalizada. Foi elaborado pelas acadêmicas um jogo infantil do tipo quebra-cabeça representando diversos desenhos sobre o tema, com informações sobre o passo-a-passo da técnica de lavagem das mãos. Ao chegar na visita hospitalar, foi feita a abordagem à uma criança de 10 anos de idade que aceitou participar da brincadeira, com a anuência de seu acompanhante. A atividade foi desenvolvida na brinquedoteca hospitalar com aproxidamente 30 minutos de duração. A criança montou as peças de quebra-cabeça sem auxílio, mas em todo momento sendo estimulada a expressar o que representava aquele(s) desenho(s) que estava(m) surgindo com o agrupamento das peças. Notou-se que a figura que trazia a presença de sujidade nas mãos do personagem infantil direcionou à uma resposta ligada à necessidade de lavagem das mãos. Ao finalizar a brincadeira, a criança era estimulada a explicar o que ocorria no cenário do desenho infantil, desenvolvendo na interação com as acadêmicas um diálogo propício às trocas de conhecimento sobre a importância do tema. Após esse momento, foi oportunizado à criança demonstrar a forma como compreendia a higienização das mãos na prática, levando-a à uma pia localizada na brinquedoteca hospitalar, sendo acompanhada pelas acadêmicas. A criança espontaneamente demonstrou ter aprendido corretamente a técnica representada nos desenhos do quebra-cabeça, demonstrando interesse à atividade desenvolvida. Dessa forma, a estratégia lúdica na educação em saúde tem um grande potencial de envolver a criança na atividade proposta para o cuidado de enfermagem, desse modo, pode contribuir para o aprendizado das crianças a respeito de medidas de prevenção de doenças e promoção da saúde. Além disso, proporcionou aos acadêmicos de enfermagem a aproximação com a estratégia do brinquedo terapêutico como recurso a ser desenvolvido nas práticas do cuidar.