Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
DESENVOLVIMENTO DE WEBQUEST SOBRE ADOECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIENCIA
Relatoria:
LUANA CRISTINA BELLINI
Autores:
- Aline Zulin
- Elaine Trevezanuto Correia
- Marcelo da Silva
- Thamires Fernandes Cardoso da Silva Rodrigues
- André Estevam Jaques
- Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: Nos últimos anos, a utilização de tecnologias de informação e comunicação (TIC) para os cuidados em saúde, está em constante expansão. O novo padrão de sociedade, definido pela necessidade e busca da comunicação, gera diversas informações que, por sua vez, requerem estratégias atualizadas de captação, armazenagem e utilização do conhecimento produzido. Objetivo: relatar a experiência de um grupo de pós-graduandos (mestrado e doutorado) sobre o desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica (WebQuest). MÉTODO: trata-se de um relato de experiência. O desenvolvimento da WebQuest deu-se por meio da disciplina de Tecnologias no contexto da saúde e da enfermagem oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. O objetivo da WebQuest foi fazer com que os pós-graduandos, do primeiro e segundo ano do mestrado e doutorado, compreendessem a importância da saúde mental no cotidiano da pós. Inicialmente, a WebQuest foi desenvolvida no google sites, sendo composta por sete abas de navegação: Apresentação, Introdução, Tarefa, Processo, Recursos, Avaliação e Conclusão. Na aba tarefa solicitou-se que os alunos respondessem um questionário na plataforma socrative e posteriormente fizessem uma avaliação sobre a WebQuest no googleforms. Resultados: um total de 27 pós-graduandos respondeu o questionário no socrative com média de 92% de acertos das respostas. No questionário de avaliação, obteve-se apenas 14 respostas, sendo que todos responderam como sendo uma atividade benéfica, seis pessoas responderam como nível de aprendizado muito bom, quatro como satisfatórios e quatro como excelentes. Ainda, os acadêmicos deixaram comentários sobre alguns aspectos, como melhorar a WebQuest e pontos positivos e negativos sobre a temática apresentada, como por exemplo: “a temática é atual e muito presente em nosso cotidiano enquanto pós-graduandos” (PG03); “A luta para manter a sanidade mental é diária, já me considero uma pessoa de sorte só por estar no doutorado sem uso de medicação controlada, por muitas vezes é difícil, no momento faço uso da prática esportiva para aliviar a tensão e o estresse, colocar o celular no silencioso também ajuda. Acredito que o grupo foi muito feliz na temática, pois é de grande identificação com todos nós”(PG13). Conclusão: O desenvolvimento da WebQuest com o tema voltado para saúde mental na pós-graduação mostrou-se de grande relevância, visto que, atualmente o adoecimento entre os acadêmicos.