Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÃO EDUCATIVA SOBRE LESÃO NA CÓRNEA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
DANIELE FERREIRA BEZERRA
Autores:
- Denise Miriam de Barros da Silva
- Márcia Cristina Monteiro dos Reis
- Natália da Costa Prazeres
- Shaloenne Palheta Cordeiro
- Edicilene Maia do Rosário Souza
- Elina Silva de Souza
- Elyade Nelly Pires Rocha Camacho
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: A lesão na córnea apresenta taxa variável de desenvolvimento de 3% a 60%, com tempo médio de 8,9 dias e com período de maior incidência entre o segundo e sétimo dia de internação de pacientes submetidos a terapia intensiva que, geralmente, estão com as defesas oculares comprometidas devido a sedação, ao coma, à perda ou a diminuição do reflexo de piscar ou da produção de lágrimas. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de Enfermagem, ao promover uma ação educativa sobre os aspectos da lesão na córnea no ambiente intensivo, com profissionais de Enfermagem de uma Unidade de terapia intensiva adulto. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido durante o processo de coleta de dados de um Trabalho de Conclusão de Curso, em hospital de grande porte, do município de Belém, no estado do Pará, Brasil, durante o mês de outubro de 2018. Esse estudo seguiu as etapas da metodologia da Problematização a partir do Arco de Charles Maguerez, resultando em proposta de intervenção no formato de folder para melhoria da prática da equipe de Enfermagem. Resultados: Participaram da ação educativa 05 enfermeiros e 07 técnicos de Enfermagem. Os participantes responderam de forma positiva à ação educativa que foi baseada no conceito de lesão na córnea, fatores de riscos, métodos preventivos, uso ou não de gaze embebecida em solução salina 0,9% para prevenir a lesão, necessidade de cuidados mediados por protocolos operacionais, divisão de trabalho da equipe de Enfermagem quanto a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem a partir do diagnóstico de Enfermagem Risco de Lesão na Córnea. Ademais, os participantes apresentaram reflexões profundas e pertinentes no discurso ao grupo. Conclusão: Observou-se que a ação educativa pautada nas necessidades dos participantes, pode provocar mudanças significativas e positivas por meio do desenvolvimento crítico-reflexivo e da qualificação profissional. Por fim, destacamos que os profissionais de Enfermagem são imprescindíveis para a realização de cuidados focados na prevenção de lesão na córnea em pacientes sob terapia intensiva e para investigar e produzir estudos significativos sobre essa temática.