Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
CONSTRUÇÃO DE JOGO EDUCATIVO SOBRE GASOMETRIA PARA USO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Relatoria:
ACÁSSIO FERREIRA DE HOLANDA
Autores:
- Monaliza Ribeiro Mariano Grimaldi
- Thamy Braga Rodrigues
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Objetivou-se descrever a construção de jogo educativo sobre gasometria. Estudo metodológico de desenvolvimento de jogo educativo sobre gasometria, realizado em três etapas: revisão integrativa; organização do conteúdo para as cartas do jogo; criação da arte, ilustrações e diagramação do jogo com auxílio de designer gráfico. O jogo denominado Gasometrycard é um jogo de cartas com os princípios do jogo de baralho, para facilitar a interpretação e aprendizado sobre o exame de gasometria. O jogo é composto de cartas, com cores, representando “naipes” e instruções do jogo. Para utilizar esse jogo é necessário embasamento teórico sobre o exame de gasometria. As cartas são embaralhadas e distribuídas nove cartas para cada jogador. A trinca nesse jogo representa: os parâmetros da gasometria (aumento ou diminuição), o valor de referência e a nomenclatura daquele parâmetro. O jogo terá fim quando um dos jogadores formar as três trincas. O jogo educativo tem potencial para favorecer o processo de ensino-aprendizagem sobre a interpretação da gasometria e ainda utilizado como metodologia ativa por professores do ensino superior.