Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ACERCA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA
Relatoria:
Marina Santos de Andrade
Autores:
- Cristiane Macedo Tabosa da Cruz
- Patrícia Archanjo Lopes
- Pedro Henrique Almeda Rodrigues
- Regina de Souza Barros
- Maria Aureni de lavor Miranda
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: O projeto de iniciação científica foi iniciado a partir de discussões entre os discentes. Ao iniciar a escrita do anteprojeto encontramos diversas dificuldades, contudo as docentes nos guiaram e optamos por trabalhar com a saúde da criança, enfocando o cuidar com instrumentos lúdicos, que são atividades como brincadeiras e jogos, que evocam a criatividade do indivíduo. Estas atividades podem potencializar o processo de adaptação a situações de hospitalização, por meio destas brincadeiras o indivíduo pode contar com um ambiente hospitalar mais agradável. OBJETIVO: Relatar a experiência vivida pelos discentes na implementação do projeto de iniciação científica, que tem como tema: “O lúdico como instrumento do cuidar à criança hospitalizada”. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência baseado em vivências de um projeto de iniciação científica (PIC). RESULTADOS: O processo de elaboração do projeto nos proporcionou um grande aprendizado sobre as bases de dados e as metodologias existentes. Como resultado obtivemos a aprovação do projeto e fomos selecionados para a bolsa de pesquisa. CONCLUSÃO: A iniciação cientifica propicia ao discente a possibilidade de crescimento acadêmico e direciona para uma atividade que rende frutos a sociedade civil, ajudando na melhora da qualidade de vida da população.