Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
AÇÕES EDUCATIVAS NA PREVENÇÃO DE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA E AOS RISCOS RELACIONADOS: UM RELATO DE EXPÊRIENCIA
Relatoria:
Therezinha Dina Azevedo luquez
Autores:
- Aline do Amarante Poersch
- Rafaela Bramatti Razini
- Géssica Santos Pereira
- Dayane Fernanda Alves de Oliveira Gonçalves Franc
- Wellingnton de Souza
- Beatriz Carioletti Rossi
- Eliane Pinho
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A adolescência é um período da vida em que geralmente se iniciam os primeiros contatos sexuais e as primeiras experiências, quando os indivíduos começam a vivenciar novas descobertas de sensações físicas e emocionais. Nessa fase os adolescentes, por sua impulsividade e imaturidade, necessitam de orientação sexual, principalmente na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e gravidez precoce. OBJETIVO: proporcionar orientações básicas e educativas sobre prevenção da gravidez na adolescência e IST. METODOLOGIA:Trata-se de um relato de experiência vivenciada em um projeto de extensão pelos acadêmicos de enfermagem, realizado em um Colégio Estadual da cidade de Cascavel- Pr. Realizado rodas de conversa em sala de aula no período vespertino, com alunos da 5º a 7º série, com idades entre 9 a 16 anos. O projeto teve início em maio de 2018 com previsão de término em dezembro de 2019. Os encontros são realizados uma vez ao mês, em datas pré agendadas pela coordenação pedagógica da escola. É utilizado como metodologia uma roda de conversa com os adolescentes e dinâmicas. RESULTADOS E DISCUSSÕES: a roda de conversa inicia após apresentação dos acadêmicos, docente responsável e dos alunos da escola. Logo após há explanação sobre mudanças fisiológicas e comportamentais, transição da puberdade e adolescência, as perspectivas relacionadas ao futuro e a profissão. Discussões sobre planejamento familiar e métodos contraceptivos, sempre reforçando a busca orientações de profissionais da área da saúde como os médicos, enfermeiros e outros, destacando a interação da família e da escola. Para encerrar a roda, é realizado uma dinâmica de forma a proporcionar interação com uma forma simples que resgata principalmente as dificuldades encontradas caso ocorresse uma gravidez prematura e indesejada, com o foco em reforçar o planejamento de seu futuro e uma escolha certa. CONCLUSÃO: A experiência deste projeto, vem permitindo sentir a dimensão da importância do profissional enfermeiro na Educação em Saúde e a necessidade da interação com a comunidade. O projeto iniciou com a solicitação da Escola Estadual em 2018 e com os resultados positivos, estendeu-se para 2019. A cada roda de conversa realizada há troca de conhecimentos e experiências, promovendo para os acadêmicos de enfermagem um enriquecimento na formação e para os alunos da escola o empoderamento com relação ao tema tratado.
DESCRITORES: Educação em saúde; Adolescente; Prevenção.