Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
EDUCAÇÃO PERMANENTE NA CRIAÇÃO DE ESPAÇO DE APOIO PSICOSSOCIAL AOS TRABALHADORES DO CTI ONCOPEDIÁTRICO
Relatoria:
GEILSA SORAIA CAVALCANTI VALENTE
Autores:
- Elida Gabriela Serra Valença Abrantes
- Beatriz de lima Bessa Ballesteros
- Jéssica do Nascimento Rezende
- Vanessa Teles Luz Stephan Galvão
- Gabryella Vencionex Barbosa Rodrigues
- Elaine Antunes Cortez
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Pesquisa
Resumo:
Introdução: A prevenção dos riscos psicossociais entre os trabalhadores de saúde tem sido alvo de pesquisas nacionais e internacionais. À exemplo, podemos citar os trabalhadores de terapia intensiva pediátrica, que lidam continuamente com situac?o?es-limite tornando-os ainda mais vulneráveis. Em se tratando da assistência prestada a criança portadora de doença oncológica terminal no ambiente crítico, emergem sentimentos de intensa cobrança consigo e com os demais. Objetivo: Identificar produções científicas, que visem a melhoria da qualidade de vida do trabalhador com alta demanda emocional, especificamente no ambiente de terapia intensiva oncopediátrica. Método: Revisão integrativa realizada em agosto de 2019 através da busca por artigos publicados nos últimos 5 anos e que tenham como inspiração de pesquisa a melhoria da qualidade de vida de trabalhadores com alta demanda emocional. A pesquisa online se deu no portal da BVS nas bases de dados: LILACS, PUBMED, MEDLINE e no portal CAPES na base de dados SCOPUS. Foram utilizados descritores em ciências da saúde (DeCs) padronizados, junto ao operador booleano AND. Resultados: Decorrida a seleção e análise do material, tem-se uma amostra de 13 publicações correspondentes à aplicabilidade dos critérios de inclusão e exclusão. A maioria dos achados registram a presença de sentimentos característicos do risco de Estresse Traumático Secundário, Burnout e Fadiga da Compaixão. Dois artigos internacionais apresentaram propostas como objetivo de manutenir o autocuidado e a resiliência nos trabalhadores. De modo geral não identificamos a presença do ao tema articulando terapia intensiva e oncopediatria. Todavia entende-se como imprescindíveis intervenções preventivas e alternativas que visem autocuidado, resiliência, força e qualidade de vida em terapia intensiva oncológica pediátrica. Conclusão: A sobreposição de sentimentos gerados pelo cuidado prolongado aos que estão em sofrimento, reflete no cuidado e na vida pessoal. Percebe-se a dificuldade em encontrar na literatura a Educação Permanente como ferramenta de apoio a temática pesquisada. Aprimorar a capacidade do trabalhador em lidar com situações de sofrimento de alto impacto emocional com equanimidade e compaixão, pode e deve ser um dos objetivos da Educação Permanente considerando-a como ideal na busca de estratégias que proporcionem qualidade de vida aos trabalhados, atendendo as necessidades de um ambiente propício a todos os envolvidos.