Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
PROJETO DE EXTENSÃO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NO PROCESSO ACADÊMICO
Relatoria:
JACKSON SOUZA SILVA
Autores:
- Bruna Teixeira da Silveira
- Damiles Ferreira Cruz
- Marianna Gabrielly da Silva Santana
- Letícia Teles dos Santos Barbosa
- Larissa Santos da Silva Marques
- Cristiane Costa Reis da Silva
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O Grupo de Extensão Comunitária sobre Avaliação de feridas (GECAF), foi criado no ano de 2016, com foco na avaliação e tratamento de feridas em Unidades de Saúde da Família no município de Salvador/BA. Obtém como escopo, capacitar e orientar os discentes quanto às práticas relacionadas ao cuidado com feridas, além de estreitar o vínculo da universidade com as comunidades. Objetivo: Descrever a perspectiva de acadêmicos extensionistas, referente a utilização do projeto de extensão como estratégia de ensino através das práticas de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência sobre a prática de acadêmicos de enfermagem que participam do projeto de Extensão Comunitária sobre Avaliação de feridas (GECAF), realizado em Unidades de Saúde da Família no município de Salvador/BA, no ano de 2016 a 2018. Resultados: As atividades realizadas permitiam aos discentes, o contato direto com situações problemas e o desenvolvimento de habilidades que certificaram a atuação prática do enfermeiro, despertando raciocínio clínico, crítico e reflexivo acerca da assistência, bem como promoveu o fortalecimento e aprimoramento do conhecimento na formação acadêmica. Conclusões: O projeto de extensão é um método de desenvolvimento das práticas de enfermagem, que têm se tornado uma vertente cada vez mais eficaz no processo de aprendizagem, pois viabiliza de maneira direta capacidade de associar, articular e mobilizar conhecimentos.