Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
Utilização das metodologias ativas no ensino da enfermagem: revisão integrativa
Relatoria:
SANDRA MARIA DA PENHA CONCEIÇÃO
Autores:
- Nadir Barbosa Silva
- ROSA MARIA MOREIRA
- Tatiana Magnaboschi Villaça
- Rita de Cassia Silva Vieira Janicas
- Andrea Ramirez
- Júlia Peres Pinto
- Michelle Luiz Wenter
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Monografia
Resumo:
Introdução: O texto aborda o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante da área da saúde, buscando perceber através de uma revisão integrativa, a importância destes recursos e do papel docente no processo de ensino-aprendizagem no ensino em saúde. Visto que as práticas docentes em atuais tem sido alvo de bastantes questionamentos, reflexo de uma sociedade globalizada e informatizada; faz-se necessário a discussão das reais funcionalidades, das práticas, e didáticas docentes hoje utilizadas. Objetivo Geral: Abordar, de forma clara e prática, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde, percorrendo o pensamento de alguns autores que quebraram paradigmas ao longo da história. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo revisão integrativa, que busca conhecer a utilização das Metodologias Ativas na formação dos Profissionais da área da saúde apartir das bases de dados: PUBMED e Biblioteca Virtual em Saúde - BVS. Discussão: No período contemporâneo, as instituições formadoras são convidadas a mudarem suas práticas pedagógicas, numa tentativa de se aproximarem da realidade social e de motivarem seus corpos docente e discente a tecerem novas redes de conhecimentos. Conclusão: Diante do contexto atual buscamos apresentar metodologias ativas de ensino-aprendizagem que sirvam como recurso didático base para uma formação crítica e reflexiva, e possam levar a uma reflexão construtivista da atuação do docente em sala de aula.