Anais - 22º CBCENF
Resumo
Título:
ANÁLISE DA EFICÁCIA DE UMA FERRAMENTA PARA FACILITAR O ESTUDO DE ANATOMIA EM UMA FACULDADE DE MACAPÁ
Relatoria:
Francinara dos Santos Oliveira
Autores:
- Marcelo Augusto Silva Gonçalves
- Raul Pablo Santos Vieira
- Maria Katiana Salomão de Almeida
- Jéssica Cristiane Guedes Lima
- Jhully Karina Rayol da Silva
- Jessica Karine Baginski
- Brenda Nascimento de Farias
Modalidade:
Pôster
Área:
Tecnologias, Pesquisa, Cuidado e Cidadania
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Anatomia Humana é uma das ciências médicas mais antigas estudadas pelo homem que proporciona conhecer as estruturas do organismo e suas funções. Devido à complexidade das nomenclaturas e a dificuldade de visualização das estruturas tem se tornado de difícil compreensão pelos acadêmicos. Atualmente, na maioria das instituições de ensino superior, o ensino tradicional desta disciplina para os cursos de saúde, ocorre através de aulas teóricas predominantemente expositivas, seguidas de aulas práticas em laboratório. OBJETIVO: Analisar os benefícios de um instrumento facilitador do estudo da anatomia que auxiliou na atividade de monitoria. MÉTODO: Trata-se de um estudo descritivo e transversal do tipo relato de experiência, ocorrido durante as aulas práticas da disciplina Anatomia Sistêmica da graduação em Enfermagem, desenvolvido por acadêmicos em uma Faculdade particular em Macapá/AP, no período de 2018.1 a 2019.1, no qual os monitores desenvolveram um sistema esquelético construído de forma manual utilizando como material o isopor e colorido com tinta hidrossolúvel. A fim de facilitar a identificação e associação entre as estrutura e suas funções foram elaborados cartões de legenda contendo o nome da peça e a cor correspondente de cada osso. RESULTADOS: Para o estudo anatômico nas aulas práticas os alunos, professores e monitores dispunham, em sua maioria, de peças em cores realísticas. No decorrer das aulas foi utilizado o esqueleto com peças coloridas como primeiro contato a fim de identificar as estruturas individuais, após eram realizados revisões nas peças em cores realísticas, destarte pode-se perceber que os alunos puderam assimilar mais rapidamente os nomes das estruturas e conseguiram correlacionar com suas funções. Estudos demonstram que há grande ativação da atividade cerebral quando os indivíduos passam por aprendizado com associação por cores. CONCLUSÃO: A partir da vivência pode-se perceber que a ferramenta conduziu a melhoria de desempenho dos alunos não apenas em exames práticos, mas também quado houve a necessidade de aplicação do conhecimento de anatomia nas demais disciplinas do curso.