LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM AUTARQUIA PROFISSIONAL: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM
Relatoria:
LUANA CÁSSIA MIRANDA RIBEIRO
Autores:
  • George Oliveira Silva
  • Poliana Sousa Marques
  • Alexia Nunes Batista
  • Claudia Daniele Mendes Barbosa
  • Ivete Santos Barreto
Modalidade:
Comunicação coordenada
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
Introdução: O estágio curricular supervisionado se constitui em um momento de desenvolvimento e sedimentação de habilidades cognitivas e atitudinais que permite uma formação crítico-reflexiva embasada na aquisição de competências diversas como a tomada de decisões e o desenvolvimento de ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde. Entretanto, formação de competências éticas em estudantes de enfermagem apresenta barreiras, já que por vezes os estudantes não conseguem articular esse conhecimento com a prática, o que suscita a necessidade de repensar como esta formação é realizada. Assim, sendo as autarquias profissionais disciplinadoras e regulamentadoras do exercício da Enfermagem no Brasil, esses se apresentam como campos de estágios promissores. Objetivo: Compartilhar a experiência relacionada a formação de estudantes de graduação em Enfermagem no desenvolvimento de estágio curricular supervisionado em autarquia profissional. Metodologia: Estudo do tipo relato de experiência, oportunizado pelo estabelecimento de um convênio entre a Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) e o Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (COREN-GO) realizado no decorrer do ano de 2018. Resultados: A experiência foi marcada pelo desempenho de atividades gerais com foco em conhecer toda realidade de uma autarquia pública, as atividades finalísticas do COREN-GO e sua importância para o exercício da profissão; identificar e refletir sobre o arcabouço ético-legal para atuação na profissão de enfermagem; desenvolver habilidades de gestão, utilizando as ferramentas tais como: planejamento, processos de trabalho, educação permanente, utilização de recursos humanos e materiais; além de participação em Reuniões Ordinárias de Plenária. Para melhor compreensão dos estudantes, foram realizados estudos dirigidos com leitura e discussão dos dispositivos legais da profissão. Conclusão: Conclui-se que a realização do estágio curricular supervisionado no Conselho Regional de Enfermagem foi inovadora e demonstrou ser de grande valia tanto para a autarquia quanto para o os futuros profissionais. Destaca-se o crescimento pessoal e profissional adquirido ao longo da experiência, já que o estágio permitiu o alcance não só a compreensão da importância de se estabelecer um olhar crítico sobre a profissão, mas também na busca de uma atuação ética da enfermagem, além da contribuição de novas ideias para a autarquia.