LogoCofen
Anais - 22º CBCENF

Resumo

Título:
CONSTRUÇÃO DE UM NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMAMENTE EM UM HOSPITAL REGIONAL DO RN: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Relatoria:
Tasia de Oliveira Gomes
Autores:
  • LEONARDO BEZERRA DE OLIVEIRA
  • CLAUDIELLY FERREIRA DA SILVA
  • NIASKARA NAIANY TORRES TAVARES
Modalidade:
Pôster
Área:
Políticas Públicas, Educação e Gestão
Tipo:
Relato de experiência
Resumo:
INTRODUÇÃO: A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, implementada em 2004, tem como estratégia a formação e o desenvolvimento dos trabalhadores dentro do seu cotidiano laboral. Esta favorece espaços de ensinoaprendizagem e reflexão crítica, valorizando o saber e o fazer dos profissionais e usuários. Nesse palco, os processos de qualificação dos trabalhadores de saúde devem ter como referência as necessidades da população, da gestão e do controle social. É importante que tenham como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho sendo estruturados a partir da problematização do processo de trabalho. OBJETIVO: Relatar a construção de um Núcleo de Educação Permanente (NEP) em um hospital regional no interior do Rio Grande do Norte. METODOLOGIA: estudo descritivo, do tipo relato de experiência, sobre a primeira etapa prática da reestruturação de um NEP. RESULTADOS E DISCUSSÕES: A comissão do NEP é constituída por profissionais da área assistencial, dos níveis superior e técnico, a saber: 02 (duas) enfermeiras, 02 (duas) assistentes sociais e 01 (uma) técnica de Enfermagem. A proposta teve total apoio da gestão local, que possibilitou momentos de capacitação em outras instituições do estado que tem, em seus serviços, o NEP estruturado e funcionante. O NEP foi criado a fim de atender às demandas de treinamento da equipe multidisciplinar, promovendo o desenvolvimento de atividades de ensino –aprendizagem de acordo com Plano Estadual de Educação Permanente do Estado do Rio Grande do Norte do triênio 2019-2022. CONCLUSÃO: O serviço tem por finalidade prestar assistência educacional teórico e prática, multidisciplinar na área de saúde, na admissão e qualificação do profissional de saúde lotado nessa instituição.